O Banco Mundial confirmou uma operação inédita para Porto Alegre. Os investimentos na capital gaúcha podem chegar até a US$ 30 milhões.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior viajou para os Estados Unidos, na última semana, junto da comitiva para atrair investimentos para Porto Alegre.

Nesta segunda-feira (26), o Banco Mundial, em Washington, confirmou que haverá um investimento na casa dos US$ 30 milhões para apoiar um plano de desenvolvimento do quarto distrito, região onde estão os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Os recursos deverão ser utilizados para a contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana nesses bairros.

Como Porto Alegre não tem nota de crédito para contrair investimentos internacionais, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, vai atuar como intermediador do recurso.

A atual avaliação de capacidade financeira da capital gaúcha, determinada pela Secretaria do Tesouro Nacional, classifica Porto Alegre com raking C, o que impossibilita a contração de um empréstimo junto ao Banco Mundial de forma direta.

Para voltar a contrair este tipo de recurso, a cidade precisa realizar reformas estruturais que garantam a saúde financeira do município.

 

Foto: PMPA/Divulgação

Compartilhe essa notícia: