A poucas semanas para a chegada do Natal, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) compartilha o resultado da pesquisa realizada com consumidores gaúchos. O presidente da entidade, Ricardo Diedrich, destaca o novo formato do questionário. “Optamos por perguntas mais criativas, descontraídas e com o intuito de conhecer mais o comportamento do nosso consumidor. Sabemos que a data é o destaque do calendário anual do varejo e entender mais sobre nossos clientes é sempre um presente para os lojistas”, comentou.

A pesquisa iniciou perguntando “Que tipo de Papai Noel é você?”. No topo, está o “Família, que só presenteia parentes”, com 32,3%, seguido pelo “Cientista, que admite pesquisar muito antes de comprar” (18,3%) e o “Prorrogação que deixa para ir às compras na última hora” (12,9%). Vale compartilhar as demais respostas: Saco cheio: dá vários presentes (12,9%); James Bond: só dá presente de amigo secreto (12,4%); Flash: compra tudo de uma vez e bem rápido (11,8%); Bom de mira: sempre acerta na mosca (7%)

Para quem tem crianças na família, o questionário perguntou “Quem tem o costume da visita do Papai Noel”. Mais de 35% já tiveram e não tem mais, 32,4% ainda não fez, 29,5% sempre faz e 2,3% será a primeira vez!

A AGV também perguntou aos consumidores gaúchos “O que você acha do famoso amigo secreto?” Para 41,9%, é uma forma de celebrar as festas de final de ano, para 28% é uma opção para não presentear todo mundo e 20,4% respondeu que é uma maneira de economizar no presente.

A projeção de alta nas vendas é entre 7% e 9% em relação ao ano passado. “O cenário político para 2019 trouxe novamente a confiança na economia. Estamos, como empresários, muito otimistas com as perspectivas de vendas. A circulação de consumidores nas lojas de rua, principalmente no interior, e nos shoppings das grandes cidades, mostra que o Natal segue sendo a data mais importante para o varejo”, comenta Diedrich.

Ainda sobre a pesquisa, a maioria das pessoas informou que comprará os presentes com o salário do mês (45,2%), seguido por aqueles que vão usar “suas economias” (32,8%) para ir às compras. Outro ponto de destaque é o número de presentes que serão comprados, onde 64,5% apontaram a intenção de investir em mais de cinco produtos. O movimento deve ficar acentuado nestas duas semanas antes do Natal, já que 73,1% disseram que este será o período de ida às lojas.

 

Fonte: Grazielle Araújo – AGV

Foto: Pixabay

Compartilhe essa notícia: