O governador Eduardo Leite anunciou que vai vetar o projeto de lei que flexibiliza o consumo e a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios gaúchos. Nesta quarta-feira (16), o governador teve uma reunião com representantes do Ministério Público e da cúpula da Segurança Pública do estado, antes de anunciar a decisão.

“Os argumentos trazidos hoje, além de outros que já haviam chegado, me ajudaram a tomar a decisão, que tem como base a questão da segurança e implica diretamente na crise fiscal do Estado”, declarou Leite, afirmando que a liberação de bebidas demandaria uma ampliação do efetivo da Brigada nas partidas, mas o caixa do Piratini não oferece condições para isto.

O governador ainda informou que as secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES) divulgaram dados que sustentam a argumentação contra o projeto. O material da Saúde apresenta estudos afirmando que a ingestão de bebidas alcoólicas potencializa o comportamento agressivo das pessoas e pode resultar em atos de violência.

Na mesma linha, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, ressaltou que a proibição do álcool nos estádios resultou em redução dos índices de violência.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, entregou documentos em que o Ministério Público também toma posição contrária ao projeto de lei, que, na visão do MP, é inconstitucional, já que fere o Estatuto do Torcedor, além de contribuir para o aumento da violência.

“Nossa experiência, assim como dos demais órgãos de fiscalização, nos permite afirmar que a nova lei contribuiria para um recrudescimento da violência nos estádios, representando um retrocesso para o Estado que tem feito avanços significativos no que se refere a segurança nos estádios”, disse ele ao governador.

 

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: