Uma fraude no Sistema Informatizado do Detran alterou dados de mais de 300 carros e permitiu que pelo menos R$ 450.926,11 deixassem de ser arrecadados em pagamentos de infrações, Seguro DPVAT, licenciamentos e IPVA.

De acordo com as investigações, quase mil procedimentos foram realizados de forma ilegal. A suspeita é que a senha de no mínimo um servidor tenha sido obtida de maneira ilícita pelos suspeitos e utilizada nas transações irregulares. A maioria das fraudes foram realizadas em horários noturnos e nos finais de semana.

Na manhã desta segunda-feira (15), a Polícia Civil realizou uma operação para combater o esquema criminoso. Batizada de Operação Transitório, a ação apreendeu documentos, veículos e uma arma de fogo. Foram cumpridos mandados judiciais em Porto Alegre, Canoas, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, São Luiz Gonzaga, Santiago e São Borja. Três pessoas foram presas na capital e em Santo Antônio das Missões.

Segundo os delegados responsáveis pelo caso, há indícios de alterações em mudanças de proprietários de veículos, alterações de endereços de entregas dos documentos, alterações de números de renavam e até transferência de veículos de pessoas falecidas.

 

Foto: Polícia Civil/ Divulgados

Compartilhe essa notícia: