As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça (22)  e vão até sexta (25) pelo site do programa. O processo seletivo serve para candidatos que prestaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e tem interesse em ingressar em instituições públicas.

Os candidatos podem escolher até duas opções vagas. Na inscrição o estudante precisa selecionar, de acordo com o seu interesse, a cidade de oferta, instituição de ensino superior, curso, turno e a modalidade de concorrência.

No dia 28 sai o resultado dos selecionado, que têm do dia 30 de janeiro a a 4 de fevereiro para fazer a matrícula presencialmente nas instituições.

Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções da primeira chamada pode participar da lista de espera.

 

Quem pode participar da lista de espera

Quem não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular pode se candidatar na lista de espera, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, pelo site do Sisu. As instituições irão contatar os estudantes para realizarem a matrícula.

Diferente dos processos seletivos anteriores, neste ano, os estudantes que selecionados em qualquer uma das duas opções na primeira chamada não podem participar da lista de espera. Até 2018, os selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

 

Como funciona a nota de corte

É uma estimativa que leva em conta a nota dos candidatos inscritos até o momento, assim os estudante podem se orientar para escolher qual a melhor opção de curso e instituição para se candidatar.

A nota de corte de cada um dos cursos é atualizada uma vez por dia pelo sistema do Sisu.

No período de inscrições, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Além de poder trocar as opções de curso quantas vezes quiser, o processo seletivo considera a que o estudante escolher no última dia de inscrição.

 

Aplicativo

Além do site do Sisu, é possível acompanhar o sistema de seleção pelo aplicativo. Os candidatos podem ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

 

Leia também

Inep divulga notas do ENEM

 

Foto: Reprodução / Site Sisu

Compartilhe essa notícia: