A Polícia Civil prendeu 19 pessoas na manhã desta terça-feira (27) em uma operação realizada contra uma organização criminosa acusadas da prática de abigeato e furtos a propriedades rurais aqui no estado.

A Operação Patrulha, como foi chamada, deflagrou mais de 100 ordens judiciais nas cidades de Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

O objetivo é desarticular o que acredita ser a maior organização criminosa de abigeato no Rio Grande do Sul. São 24 mandados de prisões preventivas, 32 mandados de busca e apreensão, além de busca e apreensão de diversos carros, caminhões, motocicletas e reboques usados para a prática dos crimes.

Segundo informações, a organização criminosa é responsável pelo furto de mais de um milhão de reais em gado e maquinário agrícola apenas no ano de 2018.

A organização possuía uma rede complexa. Além da cadeia hierárquica dentro do grupo, existiam também os principais receptadores da carne do gado furtado, os proprietários de mercados e o indivíduo que age como uma espécie de intermediador.

No total foram 19 pessoas presas, duas em flagrante. Cinco continuam foragidas.

 

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Compartilhe essa notícia: