A Polícia Federal deflagrou a Operação João XXI na manhã desta terça-feira (31) em Caxias do Sul e cidades de estados do Norte do país. Quatro pessoas foram presas por envolvimento com fraudes ao seguro desemprego.

A ação é desdobramento da Operação Timoneiro, deflagrada em abril deste ano, quando um servidor do Ministério do Trabalho foi preso por conceder quase 7 mil benefícios de forma fraudulenta. Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na concessão irregular do seguro defeso, a Polícia Federal cumpriu 25 mandatos de busca e apreensão e 18 mandados de prisão. As ordens judiciais são cumpridas em Caxias do Sul, na Serra, e em cidades do Norte do país: Belém, no Pará e Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Almeirim, no Amapá. O prejuízo apurado aos cofres públicos supera 69 milhões de reais.

Dentre os indivíduos presos, há nove servidores públicos, do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego. Eles responderão pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem superar 40 anos.

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Caxias do Sul, após investigação da PF da cidade gaúcha. A Polícia Federal contou com o apoio do Ministério Público Federal, além da coordenação-geral de inteligência previdenciárias do INSS e da assessoria de pesquisa estratégica do Ministério do Trabalho.

 

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Compartilhe essa notícia: