Porto Alegre é a primeira cidade que possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) voltado para usuários de Álcool e Drogas do Brasil. O local foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (21), na rua Comendador Azevedo e funcionará 24 horas por dia. Ao todo serão oito unidades no país.

O CAPS, batizado de Céu Aberto, começará as atividades em março. De acordo com o terapeuta ocupacional Lucas Fonseca, o serviço oferecerá médicos, psiquiatras, psicólogos, entre outros profissionais de diversas áreas, que irão realizar um serviço especializado em saúde mental para pessoas com uso abusivo de álcool e drogas.

Fonseca ainda explica que o atendimento é rápido e sem burocracia. “Está de portas abertas, é só a pessoa vir aqui, que ela vai ser atendida, independente de ter comprovante de residência, que é o que preconiza o SUS. Não precisa de encaminhamento de outros serviços”, comentou.

Para o gerenciamento, a Associação Educadora São Carlos receberá R$519 mil. A instituição foi escolhida por meio de edital de chamamento público.

A estrutura conta com 20 leitos, para observação e permanência, e disponibilizará banho para os usuários, kits para higiene pessoal comida, atendimento individual e em grupo. A arquitetura do prédio foi discutida com pessoas em situação de rua para melhorar o acolhimento.

 

Foto: Giovani de Oliveira/ RDC TV

 

Compartilhe essa notícia: