A partir desta segunda-feira, 15, a Área Azul de Porto Alegre terá nova tarifa, já prevista no Decreto 20.063/18 de setembro deste ano. Para cada meia hora o valor do estacionamento passa de R$ 1,00 para R$1,05, segundo variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-A) desde 2016. A adequação dos equipamentos deve se estender por até 15 dias.

A reprogramação dos equipamentos será gradual. Em razão disso, algumas regiões da cidade podem estar com o serviço ativo com o valor reajustado e outras com o valor novo, com 5 centavos de reajuste a cada meia hora. “A alteração será feita ao longo da segunda quinzena de outubro, mas, até o fim do mês, todos os equipamentos estarão programados com o valor reajustado, conforme IPC-A do período”, explica a diretora administrativa e financeira da EPTC, Milene Hartmann.

Lembrando que a região do Centro 1, que passa pela substituição dos equipamentos pela empresa Zona Azul Brasil, está com o serviço de estacionamento rotativo desativado desde o início dos trabalhos, em 18 de setembro. A previsão é que a substituição seja concluída até o dia 24 de outubro, quando serviço deve voltar a operar já com a nova tecnologia e valor.

 

Funcionalidades nova Área Azul de Porto Alegre:

– Pagamento no equipamento por meio de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário.

– Pagamento por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartões de crédito, débito e boleto bancário. O aplicativo Digipare – Área Azul Digital – é simples e intuitivo. O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos; seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local; consulta créditos e bônus que possui; pode utilizar um alarme no app para avisar quando o período comprado irá vencer e, se precisar estender o tempo e as regras da via permitirem, pode comprar novos créditos, sem a necessidade de voltar no veículo.

– Haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo.

– Os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento.

– A fiscalização também se atualizou. Agora será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.

 

Texto de: Gabriela Duarte
Edição de: Andrea Brasil
Foto: Luciano Lanes (PMPA)

Compartilhe essa notícia: