Os primeiros nove meses de 2018 apresentaram, mais uma vez, resultados positivos com relação à diminuição da criminalidade no município. Nesta quinta-feira (18), o Observatório da Segurança Pública da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) da Prefeitura de Canoas divulgou um novo balanço dos números na cidade. O mais recente relatório de indicadores criminais aponta redução nos índices de homicídios, furtos e roubos de veículo, se comparados ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a setembro de 2018, foram registradas 98 mortes violentas, que incluem homicídios, latrocínios, encontros de cadáveres com sinais de violência e mortes resultantes de confrontos com as forças de segurança. Comparado ao mesmo período de 2017, quando foram registradas 111 ocorrências deste tipo, houve uma redução de 11,7% neste índice de violência.

Com relação aos furtos de veículos, foram 520 casos na cidade durante os nove primeiros meses do ano. Em 2017, no mesmo período, foram registradas 590 ocorrências, uma redução de 11,9%.

O índice que registrou a maior queda foi o de roubo de veículos, 36,8% de queda. De janeiro a setembro de 2017 foram 741 casos. Já nos três primeiros trimestres de 2018 foram registrados 468 roubos de veículos, 273 a menos do que no ano passado.

 

119 Operações Integradas

Algumas das ações responsáveis pela redução dos índices de criminalidade no município são as chamadas “Operações Integradas de Segurança”, que têm como objetivo principal resgatar a sensação de segurança na cidade e contam com a participação de agentes da Guarda Municipal, da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Polícia Rodoviária Federal e da Fiscalização Municipal de Trânsito. Além das abordagens, a presença ostensiva dos agentes nas ruas inibe a prática de delitos por parte dos criminosos.

Na noite desta quarta-feira (17), as operações atingiram a marca de 119 edições. O efetivo contou com a participação de 54 agentes de segurança da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, e fiscalização de trânsito. Das 19h às 23h, em pontos estratégicos da avenida Guilherme Schell, avenida Farroupilha, rua Doutor Barcelos, Armando Fajardo e Augusto Severo, foram abordadas 412 pessoas e 375 veículos, sendo 12 recolhidos. Além disso, os agentes confeccionaram 33 autos de infração, sendo cassadas duas carteiras de habilitação e lavrados dois termos circunstanciados.

 

Fonte: Secom Canoas

Compartilhe essa notícia: