Há 12 anos, era criada a Lei Maria da Penha para proteger as mulheres da violência doméstica e familiar. Mais de uma década depois, muitas mulheres ainda têm medo de denunciar os agressores. No Rio Grande do Sul, a brigada militar criou a patrulha Maria da Penha em 2012, uma iniciativa pioneira que já ajudou mais de 50 mil vítimas.

De janeiro a junho deste ano, 41 mulheres morreram vítimas de feminicídio aqui no estado. Neste mesmo período 30.965 já sofreram algum tipo de violência. Os números estão diminuindo ano a ano, mesmo assim, mais de 70% das mulheres não denunciam o crime. Um levantamento aponta que a cada duas horas uma mulher é assassinada no brasil, sendo que mais de 21% dos casos são de feminicídio.

O Estado virou referência no atendimento. 27 municípios gaúchos já possuem a patrulha Maria da Penha e a expectativa é que neste segundo semestre seja implementado em mais uma cidade do Rio Grande do Sul.

As denúncias podem ser feitas através do 190 com a Brigada Militar ou então o 180 na central de atendimento à mulher em situação de violência.

Compartilhe essa notícia: