O período para rematrículas nas escolas das redes públicas municipal e comunitária de ensino começa nesta segunda-feira, 19. Os alunos matriculados em 2018 deverão manifestar interesse em permanecerem na mesma unidade de ensino para o ano letivo de 2019, realizando a rematrícula diretamente na escola e mediante a atualização dos dados cadastrais. O responsável pelo estudante deve apresentar, obrigatoriamente, a própria Carteira de Identidade. Na Educação Infantil, o período segue até 11 de dezembro e, nos ensinos Fundamental e Médio, até 13 de dezembro.

“Os pais ou responsáveis dos alunos que já estão frequentando a  escola devem ficar atentos, pois a partir de agora a rematrícula deixa de ser automática e volta a ser presencial”, destaca o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

Inicialmente, o período de rematrícula começaria em 29 de novembro, mas foi antecipado para esta segunda, 19, a fim de qualificar a gestão de vagas.

Transferências – Os estudantes do Fundamental e Médio da rede municipal que desejarem trocar de escola devem preencher um formulário eletrônico no site da Secretaria Estadual da Educação (www.educacao.rs.gov.br/matriculas) até 25 de novembro. No mesmo endereço, os inscritos podem consultar a escola designada a partir de 28 de dezembro, para depois realizar a matrícula na unidade pretendida.

Já os alunos da Educação Infantil que buscam a transferência precisam realizar a rematrícula na escola atual e inscrever-se na desejada. É obrigatório ao responsável apresentar RG para a rematrícula e Certidão de Nascimento da criança no momento da inscrição para a nova escola. A comprovação de endereço, renda e de beneficiário do Bolsa Família não é obrigatória mas é necessária para a composição dos critérios para a obtenção da vaga: zoneamento (residência próxima à escola), renda e grau de vulnerabilidade social.  Caso consiga a vaga, a transferência pode ser realizada.

 Alunos novos – Em outubro, iniciaram-se as inscrições para novos alunos na educação infantil. O processo deve ser feito diretamente nas escolas das redes públicas municipal e comunitária até esta sexta-feira, 23 de novembro. Os candidatos devem aguardar a divulgação da lista de contemplados e suplentes em lista de espera, o que está previsto para ocorrer em 14 de dezembro na própria unidade de ensino, para então efetuar a matrícula.

Fonte: PMPA
Foto: Manoelle Duarte/PMPA
Compartilhe essa notícia: