O novo tomógrafo do Hospital Moinhos de Vento é o primeiro de sua geração em operação na região Sul. Utilizando a tecnologia Dual Source CT (DSCT) – dois sistemas trabalhando em conjunto –, aumenta a velocidade na captura de imagens, o que torna mais rápida a realização de exames. Outro avanço é a dose de radiação muito inferior aos modelos convencionais, resultando em claros benefícios diagnósticos e de segurança para o paciente. A apresentação do novo tomógrafo será dia 3 de outubro, em evento científico, às 19h30, com a presença de médicos do Hospital Moinhos de Vento e de convidados.

O equipamento também facilita procedimentos em crianças, que costumam se movimentar e não respondem a comandos de respiração. Isso tende a resultar em limitações técnicas em exames nos quais o paciente precisa permanecer imóvel. Assim, é muito frequente a sedação. Com a nova tecnologia, há um aumento significativo da velocidade do exame, permitindo a geração de imagens em frações de segundo, o que dispensa procedimentos anestésicos. A agilidade na operação também auxilia pacientes inconscientes ou com o estado mental alterado oriundos de unidades de cuidado intensivo e emergência.

A novidade ainda permite a realização de novas técnicas de imagem. Aplicações dessa tecnologia estão se tornando mais comuns na prática clínica com vantagens em relação à tomografia computadorizada (TC) convencional. Entre as quais, a caracterização de cálculo renal, detecção de edema da medula óssea, detecção de gota nas articulações e mapas de perfusão dos pulmões, crânio e órgãos abdominais.

“A nova tecnologia de tomografia computadorizada, com 256 canais de dupla-fonte, permite uma importante redução da dose de radiação em relação à tomografia convencional. Em muitos casos, com doses absorvidas de radiação próximas aos exames de radiologia convencional (raio X). Isso resulta em maior segurança para o paciente”, afirma o médico Felipe Victora, chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Em um investimento de R$ 6 milhões, o equipamento fabricado pela Siemens aprimora a medicina e a assistência de excelência do Moinhos de Vento, fortalecendo ainda mais a atuação do Hospital em alta complexidade. Todas as especialidades médicas serão beneficiadas com a nova tecnologia, em especial cardiologia, pediatria, cirurgia vascular, pneumologia, neurologia e ortopedia.

 

Fonte: Julia Machado

Foto: Leonardo Lenskij

Compartilhe essa notícia: