Na manhã deste sábado, 20, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC), participou do lançamento da campanha: Sou Anchietano, Sou Gentil. O colégio é um dos 40 que fazem parte do projeto Empresa Amiga da EPTC, que promove ações com crianças, jovens, familiares e professores, para formar multiplicadores de um trânsito mais seguro. Com apoio da EPTC, foi elaborada uma cartilha com dicas para os milhares de motoristas que circulam pelo local.
 
O Anchieta tem uma área que pode ser comparada à metade do tamanho do Parque da Redenção, nove portões e acesso e três mil alunos. Para o diretor-geral do colégio, Pe. João Cláudio Rohden, chamar atenção para o compartilhamento do espaço interno é essencial para segurança dos alunos. “São 14 hectares urbanizados, com trânsito interno, 500 vagas de estacionamento. A questão da segurança hoje é absolutamente fundamental para todos nós”, explica Pe. Rohden.
 
Já o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, reforça que o trânsito faz parte da rotina de todos, a partir do momento que saímos das nossas casas. Ser convidado pelo colégio para apoiar uma ação educativa como essa é motivo de orgulho para ele e para o município. “O trânsito é um espaço de convivência, onde deve preponderar a gentileza, o compartilhamento do espaço de cada um: do pedestre, do motociclista, do ciclista, do idoso, da criança. É muito importante uma escola como Anchieta fazer parte desse projeto, para multiplicar com as crianças, jovens e, especialmente com os pais – que são exemplos para seus filhos –  a educação no trânsito”, lembra Soletti.
 
Além da cartilha, placas com orientações sobre a conduta na circulação foram espalhadas pela escola, que tem limite de velicidade de 10km/h em sua área interna.
 
Fonte: Gabriela Duarte/Gilmar Martins – EPTC
Foto: Ricardo Giusti – PMPA
Compartilhe essa notícia: