O autor e exímio conhecedor da época dos anos dourados, Virgilio Pedro Rigonatti participará da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre com o livro Cravo Vermelho. A narrativa apresenta o período mais tenso da Ditadura Militar do Brasil que completa 50 anos. Não foram tempos sombrios apenas no Brasil, mas aconteceram diversos fatos marcantes ao redor do mundo. O Ano de 1968 ficou conhecido por ser um dos mais importantes devido a muitos movimentos de transformações sociais, políticos e culturais.

No Brasil, os acontecimentos foram de Batalha da Maria Antônia à instituição do AI-5, pelo então presidente e general Costa e Silva. Foram muitas mortes e prisões de todos aqueles que se mostravam contrários ao governo.

Na palestra, Virgilio contará os momentos marcantes da época, dificuldades e os principais acontecimentos do Brasil e do Mundo.


Serviço:
Palestra e sessão de autógrafos – Virgílio Pedro Rigonatti
Data: 09 de novembro (sexta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Biblioteca do Comércio – Feira do Livro de POA
Endereço: Praça da Alfândega – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Sinopse: Pedrina conhece Valério, um menino de olhar triste, nos bancos do ginásio. Logo surge entre eles uma grande afinidade. Pedrina descobre os livros e, na sua voracidade por saber e entender o mundo, guia o colega por meio de estudos e leituras, ao mesmo tempo que tenta desvendar o mistério que ronda aquele tímido rapaz. Sensibilizada pelos conflitos de Valério e encantada por sua beleza, apaixona-se. Mas vive um amor platônico, sem coragem de se declarar, por medo de perder o amigo. Cravo Vermelho é um retrato da sociedade e dos acontecimentos dos anos 1960 no Brasil e no mundo. Transita pela inquietação da juventude em busca de novos caminhos, pelo embate ideológico entre direita e esquerda, pelo comodismo de grande parcela de nosso povo, ao mesmo tempo em que revela uma história de amor comovente entre jovens que buscavam seu lugar naqueles tempos conflituosos e de esperança.

Ficha Técnica – Título: Cravo Vermelho – Autor: Virgilio Pedro Rigonatti – Editora: Ler e Prazer

Sobre o autor: Nascido em 22 de março de 1948, no bairro de Vila Anastácio, na cidade de São Paulo, Virgilio Pedro Rigonatti começou a escrever aos 60 anos. Desde sempre o contador oral das riquíssimas histórias da família, descobriu um prazer imenso em escrever ao registrar em um blog a trajetória do clã. Após lançar seu primeiro livro, Maria Clara, a Filha do Coronel, pela Editora Gente, romance baseado na vida de sua mãe, decidiu fundar a sua própria editora, a Lereprazer, cujo título de estreia é este Cravo Vermelho. Atualmente, Virgilio prepara o lançamento da sequência de Maria Clara e trabalha em um novo romance.

 

Fonte: LC Agência de Comunicação

Compartilhe essa notícia: