Uma das etapas mais prazerosas na construção ou na reforma de uma casa ou apartamento é a decoração. Isso porque é a fase em que será definida a cara do futuro lar, o que requer muita atenção. Afinal, todo mundo quer morar em um lugar que seja a sua cara.

Para se ter um ambiente que tenha um lugar confortável e harmônico é preciso cuidado a alguns detalhes. Entre eles o uso e a combinação dos revestimentos e, por isso, trazemos algumas dicas sobre o assunto.

A apresentadora do Arquitetura & Design, Eleone Prestes, explica que revestimentos podem ser utilizados em qualquer área da casa. Mas destaca que para ambientes onde o uso é intensivo, como cozinhas, o indicado são revestimentos lisos para facilitar higienização.

Eleone esclarece que “nas demais áreas da casa, qualquer tipo de revestimento pode ser utilizado, a escolha do tipo vai ser muito em função da estética”.

Tipos de revestimentos

Alguns revestimentos como os cimentícios podem ser pintados com tinta spray. Outros possuem várias formas de aplicação e possibilitam diferentes opções de imagem utilizando o mesmo revestimento.

Atualmente, é comum o uso de revestimentos rústicos e industriais. Eleone conta que antigamente esses estilos eram vistos com estranheza, mas que estão alta. “É uma proposta mais urbana que é uma tendência de arquitetura e design de interiores”.

Outra tendência são revestimentos com cores. Embora algumas pessoas prefiram uma decoração mais neutra, é possível manter o equilíbrio e não ficar só no básico.

Uma dica é utilizar um painel colorido e cima da cama ou em cima do sofá, por exemplo. Assim, se a parede é lisa e branca ou tem algum tom claro o espaço fica limpo e colorido ao mesmo sem tempo.

 

O assunto também foi abordado no programa Arquitetura & Design do dia 7 de janeiro. Confira clicando aqui.