O ensaio desta quinta-feira (1º), deve entrar para a história da Banda da Brigada Militar. Criada em 1912, é a primeira vez que se tem registro que a banda recebe jovens da periferia para ensaiar uma apresentação. As turmas da Percussão e da Dança do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), passaram a tarde preparando junto com os policiais a apresentação para a social, que ocorre no próximo dia 10.

A tarde começou com uma apresentação dos instrumentos da banda e de músicas do repertório. Os jovens também mostraram o que já aprenderam nas oficinas de percussão. Depois, juntos executaram as músicas Você Partiu Meu Coração (Nego do Borel) e Dona Maria (Thiago Brava), enquanto o grupo de dança fez a coreografia. Outra apresentação que está programada para o evento é do jovem Adrian, que vai cantar Muleque de Vila (Projota), enquanto a Banda da Brigada fará a base.

A integração inédita emocionou os jovens e também os policiais. O sargento Clint (Jefferson Souza de Mello), da Vila Santa Isabel, contou que sua origem também é a comunidade, e que se formou em Música pela BM. Está na banda há 34 anos. O regente da Banda da Brigada Militar, tenente Zonir Pereira Menezes, ressaltou a importância de estreitar os laços entre a polícia e as comunidades para “tocar a alma e o coração das pessoas e buscar algo positivo para que todos cresçam”. Demonstrou interesse em mais ações como esta. “O jovem, pela música, se posiciona, enxerga sua importância na cidade, no estado, no mundo. As pessoas podem mudar, melhorar, pelos seus sonhos, suas esperanças. É desta forma que nós, da Banda da BM, trabalhamos: com inserção nas comunidades e resgatando valores positivos, de paz”, concluiu.

Para a estudante Myllene Moraes o ensaio superou as expectativas. “Nunca imaginei que a Brigada poderia se juntar com os jovens numa ação assim. A gente que é de comunidade às vezes tem medo, procura não se misturar. Mas na hora que a gente conversa e vê que eles são bacanas muda tudo. Foi muito “massa”, juntar as coreografias com as músicas da banda”, afirmou.

A jovem ainda perguntou o que precisaria fazer para integrar a banda. Atualmente, os músicos são todos policiais militares. Mas, quem sabe este seja o primeiro ensaio de uma banda mista que pode vir a se apresentar em muitos eventos no futuro.

Fonte: Ascom POD/Léa Aragón/Secom

Foto: Maycon Grillo

Compartilhe essa notícia: