No sábado, 18, será promovida uma visita às torres da Catedral Metropolitana para um grupo conduzido pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura. A atividade faz parte do encerramento da exposição SobrePOA, da Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos. A proposta é possibilitar a comparação da iconografia apresentada na exposição com a paisagem urbana do século XXI, vislumbrada a partir do alto das torres da Catedral.

A programação começa às 9h, com conversa com a historiadora Gislene Monticelli (PUCRS) e visita guiada à exposição SobrePOA, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos), seguida de deslocamento até a Praça da Matriz. O roteiro da caminhada também inclui pontos do Centro Histórico contemplados nas obras de arte participantes. A mostra reúne pinturas e desenhos da Pinacoteca Aldo Locatelli, além de fotografias do período de 1860-70, pertencentes ao acervo Delfos/PUC, tomadas a partir das torres da antiga Igreja Matriz. As inscrições devem ser feitas neste link.

Programação
Sábado, 18, às 9h
– Conversa com a historiadora Gislene Monticelli (PUCRS) e visita guiada à exposição SobrePOA, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos), seguida de deslocamento até a Praça da Matriz.
– Praça da Matriz e sua evolução urbana (in loco), com o arquiteto Luiz Merino (Prefeitura de Porto Alegre)
– Subida às torres da Catedral com acompanhamento da museóloga Caroline Zuchetti (Cúria Metropolitana) para visualizar as alterações na cidade desde as tomadas fotográficas do século XIX.
Encerramento: 11h30

Pinacoteca Aldo Locateli
Paço dos Açorianos ( Praça Montevidéo, 10)
Telefone 51 3289 3735
Sábado, 18, às 9h
Informações e Inscrições: https://forms.gle/t5FF6C4WgsmNxnko9/

 

Reportagem: Cleber Saydelles

Foto: Joel Vargas/PMPA