Contribuir para a formação técnica profissional de mulheres migrantes de países como Haiti, Senegal e Venezuela e com sua integração à sociedade brasileira é o que pretende o “Curso de assistente de cozinha para mulheres migrantes”, que a UniRitter  realiza de 16 a 19 de outubro no campus FAPA, como parte das ações do Global Days of Services, que tem o intuito de promover mudanças positivas e duradouras a partir de serviços gratuitos desenvolvidos pelas comunidades acadêmicas.

As aulas, gratuitas, serão ministradas pelos professores do Curso de Gastronomia, com apoio do Curso de Relações Internacionais (RI). “Queremos colaborar com a qualificação e inserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, afirma Pedro Brites, coordenador do Curso de Relações Internacionais da UniRitter e do Projeto de Extensão Chemen.

A capacitação é uma iniciativa do Projeto de Extensão Chemen, vinculado ao Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados (Naari) da UniRitter. Chemen significa “caminho” em creole, idioma haitiano.  E é exatamente isso o que motiva os envolvidos no projeto: auxiliar estas comunidades na busca de novos caminhos e alternativas de vida em Porto Alegre e na Região Metropolitana. No dia anterior ao início do curso, os alunos do curso de RI vão preparar as participantes com aulas de português, focando em temas como utensílios, dinâmicas e outras práticas que serão trabalhadas em aula.

As atividades desenvolvidas durante as aulas abrangem conteúdos como panificação, confeitaria, corte de legumes e apresentação de pratos. Ao final, as participantes receberão certificado de qualificação técnica como auxiliar de cozinha e a possibilidade de indicação para locais de trabalho na área. Também serão auxiliadas a registrar seus currículos no cadastro único de migrantes da Região Metropolitana.

 

Sobre o Global Days of Service

Criado em 2006, o Global Days of Service reúne os escritórios e todas as instituições de ensino da Laureate International Universities na promoção de ações sociais voltadas para as comunidades em que estão inseridas. Seguindo a máxima de “missão Here For Good”, que significa estar aqui para o bem e para sempre, as atividades têm o intuito de promover mudanças positivas e duradouras a partir de serviços gratuitos desenvolvidos pelas comunidades acadêmicas.

 

Fonte: Moglia Comunicação

Compartilhe essa notícia: