Depois de algumas dificuldades nos últimos anos e sem o desfile das escolas de samba em 2018, a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (Uecgapa) promete que vai ter carnaval na Capital. Em evento na quinta (10), as entidades detalharão de que forma será organizada a festa, que não ocorreu no último ano por falta de recursos.

A Uecgapa destacou em nota que o evento terá “um novo formato, adequado à atual conjuntura e, ao mesmo tempo, mantendo a tradição, garantindo o espetáculo e movimentando os amantes do Carnaval”. A entidade pontua as dificuldades financeiras dos últimos anos e ressalta que a situação ficou pior, devido a falta de subsídios da prefeitura do município para o evento desde 2017.

Para que o evento aconteça, será feita uma parceria entre as escolas Bambas da Orgia, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Império da Zona Norte, do grupo Ouro. Também participaram nove escolas dos grupos Prata e Bronze e da tribo carnavalesca Os Comanches.

Prefeitura lança editais para o Carnaval de Rua

A prefeitura divulga, na manhã desta quarta (09) os termos dos dois editais para realização do Carnaval de Rua/POA 2019. Pela primeira vez a Capital terá um carnaval de rua organizado com editais, regras e caderno de encargos.

“Entendendo a importância do Carnaval como manifestação cultural legítima, potencial atrativo turístico, econômico e de projeção de Porto Alegre, a prefeitura estudou formas de tornar o evento mais qualificado, com melhor estrutura e maior segurança”, diz o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.

O carnaval de rua na Cidade Baixa será realizado nos dias 2 e 5 de março. As datas foram estipuladas durante audiência de conciliação na 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre no dia 11 de dezembro. O acordo entre o município e o Ministério Público teve o aval da associação de moradores do bairro, da associação de comerciantes e pela Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa.

Com a adesão, o prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a abertura de um edital para a escolha de uma empresa organizadora do evento.

 

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Compartilhe essa notícia: