Atividade física é aliada, mas o principal fator é a alimentação. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, mas seu nível elevado é motivo de alerta. Em agosto, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol (08/08). Essa data importante foi criada para que, cada dia mais, os brasileiros sejam conscientizados sobre a importância dos cuidados e prevenção com o colesterol alto.

Para conscientizar sobre os riscos e cuidados, Paulo Viana entrevistou o Dr. João Carlos Guaragna, Coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Divina e Professor da Escola de Medicina da PUCRS que respondeu algumas dúvidas referentes ao tema.

O que é colesterol?

Colesterol é um lipídio que faz parte da membrana de uma célula . Ele é transportado pelo sangue em todos os animais mamíferos. É um tipo de gordura sintetizada pelo fígado. Até 80 % do colesterol do nosso corpo é produzido pelo fígado. Isto significa que apenas 20 % vem da alimentação.

Quais são os tipos de colesterol?

a) LDL: colesterol: é uma fração do colesterol que ao se depositar nas paredes internas das artérias forma a placa de gordura. Quando seus níveis estão elevados aumenta o risco de obstruir as artérias como as coronárias ocasionando infarto agudo do miocárdio. Por isso é conhecido como colesterol “ruim”. Em pessoas que já apresentaram infarto, colocaram stents nas coronárias ou fizeram ponte de safena o nível ideal do LDL colesterol deve ser menor que 50 mg/dL.

b) HDL: colesterol: tem como função retirar o LDL colesterol da parede das artérias e conduzi-lo até o fígado para ser excretado. Idealmente o nível de HDL colesterol deve ser maior que 40 mg/Dl no sangue. É conhecido como colesterol “bom”.

c) VLDL: colesterol: é produzido pelo fígado que tem como tarefa transportar os triglicerídeos pelo sangue.

d) Colesterol total: é a soma das frações de colesterol ( LDL ,HDL, VLDL).

Quais são as causas do colesterol alto?

O consumo de carnes vermelhas em excesso, alimentos processados e gorduras saturadas faz aumentar os níveis de colesterol no sangue. Exemplo de carnes ricas em colesterol são: miúdos, baco, vísceras como coração e fígado, pele de frango, salchicha, salchichão, salame e mortadela. O colesterol também pode ser elevado devido à herança familiar (genético) ou deficiência na sua eliminação pelo fígado.

Como saber se o colesterol está alto? Qual exame pode detectar?

O colesterol quando está elevado não apresenta nenhum sintoma característico. A única maneira de saber se o nível está alto é fazer exame de sangue ( Perfil lipídico ou lipidograma).

Quais os riscos de não controlar o colesterol?

O risco é formar placas de gordura nas artérias de todo o corpo que podem levar à infarto do miocárdio quando as coronárias são atingidas, AVC quando o comprometimento é no cérebro ou nas artérias carótidas. Pode acometer também as pernas dificultando a circulação ocasionando a amputação em casos extremos. Pacientes que já colocaram stents nas coronárias o colesterol não controlado pode ocasionar a oclusão do Stent com a ocorrência de novo infarto. Quem fez cirurgia de ponte de safena o colesterol elevado aumenta a chance de fechamento das pontes.

Como evitar e combater o colesterol alto?

A alimentação deve ser orientada para evitar os alimentos com gordura. O exercício físico, embora recomendado, reduz no máximo 20% os níveis de colesterol. Pacientes com colesterol elevado e com alto risco de doença das coronárias ( fumantes, diabéticos ou com história familiar de infarto), aqueles que já tiveram infarto ou colocaram ponte de safena devem tomar medicamentos como as estatinas e ,em alguns casos , acrescentar outro fármaco que é a ezetimiba.

Compartilhe essa notícia: