Estamos a 15 dias da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A RDCTV visando cumprir seu papel de conectar os gaúchos com o mundo irá realizar a cobertura completa da programação do evento. Acompanhe nossas redes sociais nossa programação e fique ligado aqui no nosso portal de notícias. Vamos iniciar contando uma breve história sobre o evento.

Desde seu início, o Festival de Cinema de Gramado contou histórias sobre o Brasil, e nos últimos 40 anos vem contando a história do cinema do país ininterruptamente, além de trazer as produções ibero-americanas como diferencial para o evento, a partir de 1992.

O Festival é conhecido por dar oportunidade de destaque para produções gaúchas, e suas primeiras edições foram realizadas no verão já com o famoso kikito em disputa. Os principais temas na época eram o sensacionalismo, nudez e estrelas que buscavam fama na Serra Gaúcha. O kikito de melhor filme da primeira edição ficou com “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor, que também recebeu o prêmio de melhor atriz com Darlene Glória e uma menção especial pela utilização da música de Astor Piazolla.

A chegada do cinema ibero-americano se deu quando Fernando Collor assumiu o governo do Brasil e com isso a cinematografia do país ficou seriamente debilitada. A edição de agosto de 1992 se tornou internacional, e forma inédita no Brasil.

O Festival de Cinema de Gramado fez da Serra Gaúcha um lugar perfeito para aqueles que gosta de debates sobre o tema, além de sediar encontros entre artistas, realizadores, estudantes e pesquisadores da área.

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

Compartilhe essa notícia: