Seguem a passos rápidos os entendimentos entre dirigentes nacionais do DEM e do PSL para fusão. A nova bancada  passaria a ser a maior na Câmara com 81 deputados federais. O PT ficaria com a segunda, tendo 53.

       É assim

      Restam três meses para o Congresso Nacional analisar e votar o orçamento federal de 2022. Institutos de pesquisa, tão rápidos em muitas iniciativas, poderiam tentar descobrir quantos senadores e deputados já examinaram os principais capítulos. Nos anos anteriores, a maioria votou sem qualquer aprofundamento.

       Alô incessante

       Em audiência pública, ontem, na Câmara dos Deputados, ficou mais uma vez comprovado: as listas de bloqueio de telemarketing já existentes em inúmeros Estados têm se mostrado insuficientes para coibir a prática e garantir o direito dos consumidores. Quer dizer, a população continuará recebendo ligações, a qualquer hora do dia e da noite, oferecendo produtos e serviços que não interessam.

       Grande evento

       O êxito da 44ª Expointer demonstrou a capacidade de planejamento e execução da Secretaria da Agricultura do Estado, liderada por Silvana Covatti. É a primeira mulher a ocupar o cargo, assim como já tinha ocorrido em 2016, quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa.

O Rio Grande do Sul deu, mais uma vez,  exemplo de trabalho e superação.

       Poucos

       Os Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas foram realizados, domingo, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O objetivo era atestar a integridade e a segurança dos sistemas eletrônicos de votação. Participaram ministros, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público. O convite deveria ser ampliado a muitas outras organizações que têm interesse.

 

       Mestre do bom senso

       A receita foi dada por Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, na entrevista publicada ontem pelo jornal A Tarde, de Salvador:

“Precisamos distensionar esse ambiente político o quanto ontem. Precisamos distensionar esse ambiente político, desfriccionar, desestressar esse ambiente político o quanto ontem. Não é ‘o quanto antes’, é ‘o quanto ontem’. É o que nos cabe fazer, é o que há de mais estratégico para desanuviar esse ambiente. Despoluir politicamente, filosoficamente, humanisticamente, culturalmente, vale dizer, democraticamente, civilizadamente esse ambiente. Despoluir civilizatoriamente nossa vida coletiva é a palavra de ordem e nos cabe proferir com toda ênfase.”

       Lançou torpedo

O presidente Jair Bolsonaro não perdeu a oportunidade, ontem de manhã, para avaliar as manifestações contra seu governo, que tiveram participações reduzidas no domingo: “São dignos de dó e pena.”

       Uma saída

        Para não depender da instabilidade provocada por caminhoneiros, muitas empresas aumentam os investimentos em frotas próprias. Ameaças de paralisações desestabilizam a distribuição dos produtos com fortes prejuízos.

 

       Atrás dos oportunistas

A Comissão Parlamentar de Inquérito, da Assembleia Legislativa, que apura os aumentos abusivos no preço de medicamentos e insumos usados contra a Covid-19, ouviu ontem nove representantes de empresas distribuidoras de remédios. Deputados estaduais tentam localizar os responsáveis pelos aumentos exorbitantes. Dexmedetomidina, por exemplo, vendida à Santa Casa de Rio Grande,  passou de R$ 29,99 para R$ 135,00, como mostram notas fiscais.

       Exorbitância

Avança a tramitação do projeto de lei do senador Paulo Paim, que diminui a tributação sobre as bicicletas. Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, perdendo apenas para China e para a Índia. No preço final, estão embutidos 70 por cento de impostos.

Compartilhe essa notícia: