O que falta

       Um dos pilares dos países democráticos é a transparência. Portanto, tudo precisa ser visível. O caráter público torna-se a regra e o segredo é a exceção. No Brasil, com raras exceções, a aplicação dos valores arrecadados na forma de impostos segue circunscrita a gabinetes fechados. Quem sustenta tudo fica distante.

        Sem divisões

        Trechos da entrevista concedida pelo governador Eduardo Leite, sábado, em Salvador, onde esteve a convite do PSDB estadual:

        “Não esperem de mim uma política contra Lula ou Bolsonaro. Se é para ser do contra, vamos ser contra a miséria, contra a fome e contra a situação ruim que a população se encontra. (…) A gente precisa fechar o capítulo do nós contra eles, do rico contra pobre. O país ficar dividido é ruim para todos. Por isso essa eterna divisão não é interessante para os brasileiros. (…) Não há nenhuma razão até aqui que sustente razoável condição de desconfiança do processo eletrônico de votação.”

        Constatado

        A história registra muitos episódios em que presidentes da República deixaram a função de supremo magistrado para se converterem em litigantes. Sempre provocaram prejuízos.

       Definição exata

O estadista inglês Winston Churchill, herói da resistência democrática na Segunda Guerra Mundial e autor de frases que entraram para a História, disse certa vez: “A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais.”

       Missão

O 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa e o 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, servidor do Comando-Geral da Corporação, que se deslocou voluntariamente para auxiliar os colegas, desapareceram no combate ao fogo que destruiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como seus colegas  bombeiros, devem ser definidos assim:

profissionais corajosos que oferecem  suas vidas em busca de pessoas que nunca viram antes.

       Indispensáveis

Bombeiros levam esperança aos que já não acreditam que poderão sair de situação limite.

A 11 de setembro de 2001, após o atentado ao World Trade Center, 341 bombeiros morreram. Entraram nos prédios em chamas sem saber se sairiam.

É a determinação, a missão, a tarefa, o compromisso, o engajamento, a responsabilidade e o empenho de cada bombeiro. Coragem no sentido mais nobre que se possa imaginar.

 

       Há 50 anos

Em 1943, foi lançada a pedra fundamental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, situado no campus da Universidade. A 19 de julho de 1971, o Diário Oficial da União publicou o Estatuto da instituição. Ganhava forma definitiva e a tão sonhada certidão de nascimento. Hoje é motivo de orgulho dos gaúchos.

 

      Mais liberdade

Aos poucos, os governos vão rompendo com os vícios da burocracia, atendendo aos clamores da iniciativa privada que gera impostos.

 

      Merece aplausos

Terminou na sexta-feira a Operação Acalento, que mobilizou policiais civis estaduais, prendendo 1.005 suspeitos de crimes contra crianças e adolescentes no país. Foram cumpridos 110 mandados de prisão em 26 estados  A força-tarefa teve coordenação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

 

       Censurado

Cuba Libre é o nome de um famoso coquetel. Mistura rum, limão fatiado, gelo, refrigerante de cola e uma folha de hortelã para decorar.

A pedido de simpatizantes da esquerda, foi temporariamente retirado do cardápio de bares em que se reúnem. Consideram provocação pedir Cuba Libre em voz alta.

 

       No mundo dos negócios

O jornal espanhol El País noticiou: “O MST brasileiro planeja captar 17 milhões e 500 mil de reais com a emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio. É uma modalidade de título de renda fixa utilizada para financiar o produtor ou a cooperativa agrícola, que tem como lastro a economia real, ou seja, a própria produção.”

Os interessados poderão comprar os títulos e terão como retorno a remuneração pré-fixada que gira em torno de 5,5% ao ano, pagos com o lucro da venda dos produtos agrícolas.

Compartilhe essa notícia: