Fatos recentes mostram

Qualquer reforma tributária não pode apenas fixar o foco na coluna das receitas. Implica em avaliar as despesas também. Caso contrário, dentro de pouco tempo haverá necessidade de mais modificações, porque os gastos não param de subir.

Conferir de perto

Prefeitos e técnicos da maioria dos municípios analisam o projeto de reforma tributária do Estado para conhecer quais serão as perdas e os ganhos. Depois, vão conversar com deputados na Assembleia Legislativa.

Grande prejuízo

Pesquisadores da Universidade de São Paulo verificaram que o número de notícias falsas sobre Covid-19 em páginas brasileiras do Facebook cresceu 383 por cento nos últimos meses. Outra conclusão: apenas 56 usuários da rede social foram responsáveis por metade delas.

Dinheiro bem aplicado

O Congresso Nacional promulgou, ontem, a Proposta de Emenda à Constituição que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Criado em 2007, representa 63 por cento do investimento público em educação básica. Sem instrução, não há perspectiva.

Radiografia

Levantamento da Folha de São Paulo mostra que a transmissão da pandemia só diminuiu em 43 por cento dos municípios com mais de 100 mil habitantes. Mesmo sem controle, metade das cidades grandes retoma movimento normal.

Resumo: a maioria da população precisa trabalhar para se alimentar e sobreviver.

Expansão

O Mercado Livre, que desistiu de investir no Rio Grande do Sul, preferindo Santa Catarina, contratou nesta semana 60 carretas para as operações de entregas de encomendas. Com o aumento expressivo das operações devido à pandemia, o maior portal de comércio eletrônico da América Latina vai contratar mais 90 carretas.

Técnico em campo

Com o empresário Salim Mattar não deu certo. O secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia enfrentou dificuldades no setor burocrático. Cansou e pediu para sair. O governo vai testar um novo perfil. O substituto é Diogo Mac Cord de Faria, engenheiro mecânico, mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard e doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo.

Para fugir dos prejuízos

O governo federal tem 134 estatais, segundo informação do Ministério da Economia. A divulgação ampla da situação financeira de cada uma se torna indispensável, o que não ocorre hoje. O passo seguinte deve ser a privatização das que dependem de recursos frequentes do Tesouro Nacional. Numa fase de déficit assustador no orçamento do governo federal, a medida é indispensável.

Perda de tempo

O Senado aprovou, terça-feira, convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que explique as críticas que fez aos parlamentares, após a votação do veto que impede reajuste a servidores públicos até o final de 2021. Manobra do presidente Davi Alcolumbre que busca a reeleição para o cargo. A Constituição veda que ocorra na mesma legislatura. Para alcançar o objetivo, dependerá de emenda, abrindo exceção.

A resposta ao Senado foi dada pela Câmara dos Deputados que aceitou o veto com 316 votos favoráveis e 165 contrários.

Expectativa

Os holofotes se voltam para o simpósio econômico anual virtual de Jackson Hole, que se realiza hoje. O presidente do Federal Reserve System, o banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, fará o discurso de abertura. Indicará a tendência dos ventos para a economia mundial.

Querem baixar a poeira

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e o vice-premiê da China, Lin Hu, deixaram as brigas políticas de lado. Há poucos dias, tiveram reunião virtual para dar andamento a um acordo comercial. Este mês, os chineses aceleraram a compra de produtos norte-americanos. O que interessa aos dois lados é o som da máquina registradora ecoando.

Conselho rápido

Frase que deveria constar nos manuais de candidatos a prefeituras e câmaras municipais: o sábio, quando não tem o que dizer, não inventa.

Compartilhe essa notícia: