O epidemiologista brasileiro Paulo Petry, que se encontra no México para encontro com pesquisadores, declarou ontem no programa Manhã RDC:

“Enfrentamos a maior explosão de casos de que se tem notícia na história da Humanidade. A nova variante ômicron, que provoca a Covid, superou o vírus do sarampo, que é altamente transmissível e que até então nos parecia ser o mais transmissível dos vírus conhecidos.”

 

Elemento surpresa

Prosseguiu Paulo Petry: “Com a variante ômicron, a situação mudou. Ela assumiu a liderança. Basta lembrar que, no Brasil, quase ao final de novembro foi relatado o primeiro caso. Hoje, predomina e tomou conta das contaminações, o que é extraordinário, algo impensável até pouco tempo. É uma transmissão extremamente violenta e rápida. Surpreendeu o mundo todo.”     

 

Há forte temor

Prefeituras de centenas de cidades, que cancelaram os desfiles de Carnaval, buscam formas de evitar as saídas de blocos e as  aglomerações. Uma das hipóteses é decretar feriado com o fechamento de tudo. Medida extrema para salvar vidas.  

 

Mais lenha na fogueira

A tragédia da pandemia parece não ser o suficiente para deixar o mundo em pânico. O vice-chanceler Sergei Ryabkov diz que não confirma nem exclui “a possibilidade de a Rússia enviar tropas militares para Cuba e Venezuela, se as negociações falharem e a pressão dos Estados Unidos aumentar no debate sobre a Ucrânia”.

 

Despertaram tarde

Após aumentos que atingiram 44% em 2021, o site do Senado informa que parlamentares “criticam reajustes nos combustíveis e defendem projeto para conter preços”. Acionistas da Petrobras devem estar contendo o riso…

 

Extremos

Santa Catarina registrou a segunda geada do ano na madrugada de ontem, com mínima de 1,8 graus em São Joaquim. Uma fina camada de gelo marcou os campos a três quilômetros do Centro do município. O tempo frio antecede a onda de calor esperada no final de semana, com máximas que podem ultrapassar os 40 graus.

 

Elogiável

A Procuradoria Especial da Mulher, órgão vinculado à Presidência da Assembleia Legislativa,  incentiva a criação de estruturas nas Câmaras, para que sirvam como porta para acolher as que sofrem violência e muitas vezes não têm coragem de ir a uma Delegacia de Polícia para denunciar. Dos 497 municípios no Estado, apenas 33 contam com a estrutura nos legislativos.

 

Acelerou

Levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores: o ano de 2021 registrou o maior volume de transações de usados desde o início do ranking  da entidade, em 2004. No total, foram comercializadas 15.134.904 unidades, com crescimento de 18,64% sobre 2020.

 

Admitiu o erro

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu “sinceras desculpas” por ter participado de festa na residência oficial de Londres durante o primeiro confinamento no país para combater o coronavírus. O fato ocorreu em 20 de maio de 2020, quando as reuniões sociais estavam limitadas. A oposição pediu sua renúncia.

Se a moda chegar ao Brasil…

 

Descaso criminoso

Um dos alertas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em Glasgow, Escócia, há dois meses, segue esquecido. Mesmo que totalmente atingido o conjunto de Contribuições Nacionalmente Determinadas, não haverá possibilidade de cumprir a meta de limitar a 1,5 grau Celsius o aumento da temperatura global em relação aos níveis pré-industriais. Para isso, seria necessário reduzir em 45% as emissões de carbono até 2030.

 

Quem vai segurar?

O pior está por vir: o volume de carbono expelido não diminuirá, podendo até aumentar nesta década. Foi o que demonstrou a análise do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A última versão do Relatório de Lacunas de Emissões apontou que “a Humanidade continua no caminho para um aumento catastrófico da temperatura bem acima dos dois graus Célsius”.

 

Saber discernir

Do escritor alemão Thomas Mann, autor de A Montanha Mágica e Doutor Fausto, entre muitos outros livros: “A tolerância é um crime quando o que se tolera é a maldade.”

Compartilhe essa notícia: