Vivemos na era da transformação digital, onde a tecnologia está tão integrada ao nosso dia a dia que chegamos até a mudar nossos comportamentos, criamos novas perspectivas a luz dos meios digitais e muitas vezes não nos damos conta de dar a devida atenção ao nosso modelo mental, porque na minha avaliação, o que nos torna relevante ao mercado de trabalho é antes de qualquer coisa, a nossa forma de ver e agir perante a vida.

Eu encaro os desafios ou me sinto vítima diante das adversidades? Isso é uma escolha individual de cada um de nós e depende exclusivamente do seu modelo mental.

O mundo sempre esteve em transformação e é bem verdade que a pandemia trouxe uma aceleração de futuro e isso implica dizer que mais do que nunca precisamos rever a forma como encaramos os desafios. Vemos as adversidades como oportunidades ou como entraves? Isso vai depender do seu modelo mental, porque a despeito de idade, podemos estar acolhendo o novo ou enxergando a realidade como uma ameaça, ou seja, independe de idade a forma como encaramos nossa jornada profissional.

Há quem esteja se reinventando, criando novas possibilidades de se manter relevante ao mercado de trabalho, mantendo-se com a mente aberta e receptiva à novas formas de fazer o que se fazia antes da pandemia e há profissionais se queixando que o mercado é injusto.

Se você está agora passando por um período onde não está encontrando oportunidades de trabalho, sugiro que você reflita sobre o seu modelo mental, porque ele plasma a forma como você enxerga ao seu redor e a forma como você reage a este. Isso acontece porque somos pessoas com formações de vida totalmente singulares, com experiência acadêmica e profissional distintas e vivências de vida únicas. Estas experiências nos definem como indivíduos, moldando a nossa forma de pensar, nossos comportamentos e atitudes, o que pode nos trazer excelentes resultados ou experiências negativas, tudo vai depender de como nos posicionamos diante da vida. O nosso modelo mental influencia a nossa vida diariamente e ele define como interpretamos os acontecimentos a nossa volta.

É preciso destacar aqui que a maioria das pessoas têm dificuldades de repensar o seu modelo mental e muitos ainda creem que o seu modo de pensar é sempre o melhor em relação ao modelo mental dos outros, criando uma dificuldade especialmente na sua capacidade de adaptação e de acolhimentos das diferenças, coisa que precisamos praticar diariamente, seja no ambiente de trabalho, seja nas demais dimensões da nossa vida. A diferença e a diversidade sempre vão nos agregar e o mercado de trabalho está sedento de profissionais que tenham esta compreensão.

Reforçando, cada um de nós precisa ficar atento a não se aprisionar a uma única forma de entender o contexto atual, porque onde muita gente está vendo dificuldades, outras estão enxergando inúmeras oportunidades de aprender e ressignificar sua compreensão acerca da carreira profissional. Revisite a sua essência e veja se não está na hora de você repensar o seu modelo mental porque ele não pode limitar ou bloquear a sua evolução, ele deve ser sim, o propulsor da sua carreira profissional e da sua vida.

 

Bora aprender a aprender!

 

*Por Jo Lima
Publicado em 14 de setembro de 2021

…………………………………………………………………………………………

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

—– Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

…………………………………………………………………………………………

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa

 

Compartilhe essa notícia: