O dia mundial do chocolate é uma celebração anual que ocorre, globalmente, no dia 07 de julho. No entanto, acredita- se, que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século xv.

Outrora, o chocolate só era conhecido pelos maias e os astecas, civilizações originais da américa.

Tomar chocolate quente, por exemplo, virou símbolo de status para a aristrocracia européia e somente com a revolução industrial, o produto foi popularizado.

Também é normal entre amigos, no mundo inteiro, celebrar o dia especial, com troca de presentes, feitos à base de chocolate.

Mas, é claro, que em tempo de excessos, não devemos abusar e comer o doce, o tempo todo.  Quando consumido na medida certa, o meio amargo ou até mesmo o amargo, traz muitos benefícios para a saúde.

Alguns especialistas, revelam que ele alivia o estresse, combate a ansiedade, ajuda o raciocínio, melhora o humor, através da liberação de serotonina, e é grande fonte de energia, além  do combate a hipertensão e depressão.

Uma curiosidade é de que os brasileiros consomem em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com o brasil seja o terceiro mercado consumidor no mundo, neste produto.

E em plena pandemia, o chocolate é bastante consumido. E as indústrias, comemoram. Para o presidente da associação brasileira da indústria de chocolates, Ubiracy Fonseca, o Brasil é um dos países que mais produz chocolate e exporta para 130 países.

E como os shoppings estão fechados, em tempos de pandemia, os supermercados se consolidam, como principal meio de venda para as indústrias.

Se utilizado de forma inadequada, o chocolate pode trazer vários problemas de saúde. O consumo em excesso, pode levar a obesidade, elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 02, e até agravar alguns tipos de câncer.

Então é bom comer chocolate de forma adequada, para trazer sensação de bem estar, euforia e felicidade. Mas lembrando, que é bom ter equilíbrio, para aproveitar ao máximo essa delícia, e aprender a saborear sem culpa.

Compartilhe essa notícia: