A máscara é item de uso obrigatório como prevenção ao novo coronavírus.

Ao longo do tempo, uma observação se tornou recorrente.  Falar mais alto, quando se usa a máscara regularmente.

Conforme a fonoaudióloga, Bianca Aydos, as pessoas acabam elevando a voz, porque o acessório, que agora é indispensável, se torna um obstáculo para a comunicação.

E a situação pode ficar ainda mais evidente, para quem tem problemas com a respiração, aumentando a dificuldade ao falar.

Segundo a profissional, ela têm identificado em muitos pacientes este tipo de problema. As queixas no consultório, se devem principalmente ao cansaço vocal, e ao esforço diário das cordas vocais.

Uma das dicas é beber muita água para hidratar a voz, mas em pequenas quantias, ao longo do dia.

Outra sugestão é utilizar máscaras mais afastadas do rosto, de tecidos, como, algodão ou malha. Pois, as muito apertadas, geram alergias e um maior desconforto ao respirar.

Outro ponto importante, são as pessoas que estão em home office, e não estão utilizando a máscara, mas fazendo esforço devido ao uso de lives e reuniões virtuais, em função, até mesmo da rotina de trabalho.

Para a fono, a adaptação na quarentena, fez com que as pessoas se enxerguem melhor, e identifiquem seus problemas vocais, e acabam  procurando um profissional, para orientar ou até mesmo aprimorar a comunicação.

Até mesmo, porque problemas na voz, como a rouquidão,  podem estar associados ao covid 19, e devem ser tratados e identificados antes de agravar ainda mais a saúde.

Compartilhe essa notícia: