Na semana passada eu completei 30 anos que resido em Porto Alegre, uma cidade pela qual eu sou apaixonada e foi um ponto de virada na minha vida, pois cheguei aos pagos gaúchos no século passado, em pleno abril de 1991, com a mala vazia e a mente cheia de sonhos. Foi em Porto Alegre que descobri meus potenciais, que constitui uma família, que estudei e comecei a trabalhar com aquilo que amo fazer e sinto que tenho uma dívida emocional com o povo gaúcho. E dívidas emocionais, sabe quando a gente consegue pagar? Nunca. E foi por isso que decidi tratar do tema gratidão e reconhecimento.  

Sou apaixonada pelo sentimento de ser grata, pratico a gratidão sem freios e penso que isso se deve especialmente porque nasci num contexto social tão repleto de precariedades, que aprendi desde cedo a importância de exercitar a minha gratidão. Inclusive me considero uma pessoa com vocação para conhecer, me unir e conviver com pessoas muito generosas comigo e com os outros. 

A gratidão também é um sentimento que fica evidente nas empresas onde trabalho, seja por sua existência e prática, seja por sua inexistência e desconhecimento. 

A importância da prática da gratidão é tão relevante que o tema é fonte de pesquisas científicas que atestam que ser grato fortalece a nossa saúde e também aumenta a nossa felicidade e produtividade no trabalho, ou seja, o agradecimento diário tem uma relação direta com a nossa produtividade e senso de realização. Um estudo publicado na Stanford Business mostrou que gerentes que expressam gratidão aos seus funcionários geraram uma produtividade 50% maior às suas equipes. O resultado deste estudo deve servir como um estímulo para os profissionais das empresas se distanciarem de emoções negativas, mágoas e rancor, que no ambiente organizacional acabam por promover muita insegurança, adoecimento emocional, tensão, medo de ser criticado, seja por seus gestores, medo de ser criticado por seus colegas e implodem o clima de parceria e positividade que deve prosperar em toda organização que tenha o ser humano como seu principal ativo. Além disso, precisamos ter claro que o clima organizacional negativo impacta sensivelmente na perda de produtividade e resolutividade nas empresas. 

Vivemos momentos agudos oriundos da pandemia e todos os desafios inerentes de um tempo de incertezas e disrupturas que por si só causam muita instabilidade emocional e ter com quem contar na hora do caos é tão especial, porque nossa força interior é potencializada quando olhamos para o lado e sabemos que estamos na companhia de pessoas que podemos compartilhar não só nossas alegrias, mas as nossas angústias e receios. Na minha experiência, trabalhando com os mais diferentes segmentos profissionais, posso assegurar que até para sofrer é melhor não estar sozinho, porque quem sofre só, sofre mais e que a vida é mais rica de possibilidades positivas quando agimos com mais leveza, quando acolhemos os outros e nos permitimos a ouvir e conviver com as pessoas querendo compreende-las, sem prejulgamentos, sem desconfiança. 

Compartilho algumas sugestões para você fortalecer e praticar a gratidão em todas as  dimensões da sua vida:

  1. Reconheça o esforço das pessoas que trabalham e convivem contigo e não aguarde um grande acontecimento para ser grato, exercite a gratidão pelos pequenos atos do cotidiano. Seja atento e você perceberá que o nosso dia a dia é cheio de momentos que merecem ser reverenciados de forma positiva.

 

  1. Seja grato pelas pessoas que exigem de ti além das suas expectativas. O que quero dizer aqui é que as pessoas que nos cobram melhorias continuas, fazem isso porque vê em nós o potencial de resultado e superação e muitas vezes elas estão enxergando em nós um potencial que ainda não descobrimos que temos. 

 

  1. Não pessoalize as cobranças que você recebe para ser ainda melhor nas suas entregas, porque quem mais nos desafia é justamente quem mais nos qualifica e isso pode acontecer no ambiente familiar, entre amigos e local de trabalho. 

 

  1. Liste diariamente ao menos 5 situações do seu dia pelos quais você sente gratidão. Isso vai te ajudar a reforçar o entusiasmo e também fortalecer a sua energia numa vibração positiva e a gente atrai aquilo que pensa.

 

  1. Expresse a sua gratidão, não espere as condições ideais para você dizer que reconhece a importância de alguém ou de uma atitude positiva na sua vida. Ligue, mande e-mail, mensagem via whats, mande mensagem de voz, mas aja. Pode ter certeza que quem receber o seu agradecimento vai ficar bem contente com a sua atitude.

 

  1. Não se canse de ser grato. 

 

Viu?, que não falta é motivo para a gente reconhecer e agradecer.

Venha saber mais sobre desenvolvimentos das suas competências emocionais me acompanhando nas redes sociais: @jolimaeducaçãocorporativa e também convido você a se inscrever no meu Canal no Youtube Jo Lima Educação Corporativa.

Conte sempre comigo!                        

 

Compartilhe essa notícia: