José Ivo Sartori concorrerá ao Senado. Foi o fato novo na convenção estadual do MDB, realizada ontem em Porto Alegre. De resto, registrou-se o esperado:

1) o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, assumiu a presidência do diretório regional. Terá cinco dias para formar a executiva.

2) Alceu Moreira e Gabriel Souza se mantêm como pré-candidatos ao governo.

3) A definição entre os dois só ocorrerá em abril.

4) Na hipótese de Moreira desistir, Cezar Schirmer entrará na corrida com Gabriel.

Com a marca do sucesso

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, fez um balanço no programa Manhã RDC sobre o resultado dos primeiros 18 dias do Programa Juro Zero. O lançamento ocorreu a 1º de fevereiro e já foram repassados R$ 259 milhões a pequenos e microempresários de 453 municípios do Rio Grande do Sul. Eles estão liberados do pagamento de juros, encargo assumido pelo governo.

Irá adiante

 Após as assinaturas de 10 mil contratos, mais 181 mil propostas do Programa Juro Zero estão sendo analisadas pelo Badesul, pelo BRDE e por cooperativas de crédito que liberam os valores. Fica comprovado o êxito da iniciativa, que vai impulsionar a Economia, gerando empregos e renda.

Querem saber

O governador Eduardo Leite tem convite para jantar, hoje, com empresários e jornalistas em São Paulo. No cardápio a redução do déficit estadual e o rumo eleitoral.

Rápido descanso   

Leite planeja se licenciar para férias durante duas semanas em março. Dia 10, quer comemorar o aniversário no exterior.

Malabarista

A colunista Eliane Cantanhêde, que tem 50 anos como profissional de Imprensa, escreveu ontem no jornal O Estado de São Paulo:

“Kassab é a síntese da política ao flertar com Lula, Pacheco, Leite e Bolsonaro. Ex-prefeito de São Paulo não pode fechar desde já com Lula porque líderes do PSD têm ojeriza ao petista e ao PT, sobretudo no Sul; rachar o partido é tudo o que ele não quer.”

Reconhecimento

O conselheiro Cezar Miola assumirá, amanhã, a presidência da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil. Em sua exitosa carreira, desempenhou as funções de assessor, procurador e secretário de Administração de vários municípios gaúchos.

Ingressou no Tribunal de Contas do Estado em fevereiro de 1992, por concurso público, como auditor público externo. Em 1998, também por concurso público, assumiu o cargo de adjunto de procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal. Em abril de 2008, foi empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas, em vaga reservada ao representante do Órgão Ministerial no colegiado. Presidiu a Corte de junho de 2011 a dezembro de 2015.

Retrato esmorecido

A quantidade de jovens entre 16 e 17 anos que tirou o título de eleitor este ano é a menor desde que essa população ganhou o direito de votar, com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Segundo números do Tribunal Superior Eleitoral, até janeiro, só 730.693 adolescentes estavam aptos. Na comparação com as eleições de 2020, o número caiu 26%.

Desde que a Política praticada por muitos virou um espetáculo, provocou afastamento e desinteresse.

Contra

O deputado federal Giovani Cherini, líder da bancada gaúcha na Câmara, divulga: “Em todos os países do mundo, a Justiça Comum cuida das eleições e com despesas bem menores. O custo anual da Justiça Eleitoral no País é de R$ 10 bilhões, com ou sem eleições.

Boa notícia                 

Bagé terá um hospital especializado no tratamento do câncer. O anúncio do investimento será feito na metade de março, quando o presidente Jair Bolsonaro visitará a cidade.

Antes de teclar os números

Os eleitores precisarão escolher entre dois grupos de candidatos que concorrerão aos Legislativos. Um é prisioneiro do toma-lá-dá-cá, jogo atrelado ao Executivo, qualquer que seja. O outro visa o interesse público, custe o que custar.

Questão de distância

No discurso de despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral, quinta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso repetiu a citação de Michelangelo que fez na posse, a 25 de maio de 2020: “O maior perigo para a maioria de nós não é que o alvo seja muito alto e não consiga alcançá-lo. É que ele seja muito baixo e a gente consiga.”

A melhor definição

Impunidade é a recompensa habitual por crimes cometidos pelos poderosos.

Falta pouco

Assessores de candidatos finalizam a redação de diferentes versões do Dicionário de Utopias, que mandarão imprimir para farta distribuição durante as campanhas.

Desinteresse

Em 2015, foi protocolado na Câmara dos Deputados o projeto de emenda constitucional que proíbe a criação de novas despesas para os municípios sem a indicação da fonte de recursos. É uma forma de evitar o aumento dos rombos financeiros. A seguir, criaram uma comissão especial, que deveria votar, este mês, o relatório. Houve novo adiamento. O líder do governo, deputado Ricardo Barros, fez um apelo porque ainda quer “dirimir algumas dúvidas.” Sete anos de tramitação não foram suficientes.

Assustador

Dados da organização Todos Pela Educação e do IBGE enfatizam a triste realidade do aumento do contingente de crianças no País que não sabem ler nem escrever. Chegou a 1,42 milhão em 2020 e a 2,36 milhões em 2021. É o suficiente para uma grande cruzada nacional, mobilizando governos e sociedade. De outro modo a futura geração não se salvará.

Com grandes chances

O empresário Luciano Hang, das Lojas Havan, decidirá em três semanas sobre o partido ao qual se filiará. Há fortes indícios que escolherá entre PL e Republicanos. Sua única certeza: concorrerá ao Senado por Santa Catarina.

Demorou

Com mais de um ano de atraso, a Organização Mundial da Saúde toma a iniciativa de instalar laboratórios para produção de vacinas contra Covid-19 em seis países africanos: Egito, Quênia, Senegal, África do Sul, Nigéria e Tunísia. No continente, apenas 11 por cento da população está imunizada. Muito pouco, pondo em risco o resto do mundo.

Inconcebível

A temporada da semeadura de ódios nas relações internacionais, em meio à pandemia, comprova que o DNA dos bárbaros não desapareceu.

Despertador toca tarde

Só na quinta-feira passada a subsecretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo, convocou as partes envolvidas na crise da Ucrânia. Vai aconselhar “moderação máxima”. Será mais fácil achar uma agulha no palheiro do que alguém acreditar na viabilização da proposta.

Compartilhe essa notícia: