Ainda há quem não entendeu

A maioria da população mantém os cuidados, mas uma parcela põe em risco a saúde de todos. Os 250 mil mortos e mais de 10 milhões de contaminados não foram suficientes para convencer. O descumprimento de regras,  a confusão e a insubordinação compõem um quadro de indisciplina admitida na infância. Na fase adulta, conforme psicólogos, revela instabilidade emocional e necessidade de agredir.

O maior desafio

Além do produto farmacêutico, a aplicação das doses requer insumos e ferramentas: seringa, algodão, caixa térmica, saco plástico e luva descartável. Outras mais complexas: refrigerador, freezer, sistemas informatizados e logística de distribuição e transporte dos lotes. Por mais que o mundo já tenha experiência, a pandemia exige uma verdadeira operação de guerra.

A Organização Mundial da Saúde quer imunizar 1 bilhão e 500 mil pessoas nos próximos 18 meses.

Ônus adicional

Levantamento do Ministério da Saúde entre mães e pais de crianças entre  cinco e 12 anos mostra que 30 por cento atrasaram as vacinações ou não sabem como está a situação da carteira de registro das aplicações. Entre elas, as de combate à poliomielite, tetra viral, meningocócica e hepatite A. Muitos pretendem levar as crianças aos postos somente quando a pandemia passar.

No mesmo alvo

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila, a ex-ministra Marina Silva e o apresentador Luciano Huck  participaram ontem do painel virtual Davos Lab Brasil. Evento preparatório do Fórum Econômico Mundial, que deverá ocorrer em agosto. Foi um metralhar de críticas ao governo Bolsonaro.

Sob pressão

O Conselho de Ética da Câmara tem reunião a partir das 14h30min de hoje. Na pauta, a quebra de decoro do deputado federal Daniel Silveira, que ameaçou o Supremo Tribunal Federal e exaltou o Ato Institucional número 5. A punição dependerá de parlamentares que continuam no muro, indecisos entre cassação do mandato, suspensão temporária ou absolvição.

Momento de repartir

Ontem foi dia de corrida no Congresso: terminou o prazo para apresentação de emendas parlamentares. A votação do orçamento em plenário, que deveria ocorrer em dezembro, está marcada para o dia 24 deste mês. Somando as emendas individuais e de bancadas, o total atinge 16 bilhões e 300 milhões de reais.

Chance da vitrine

A medida provisória que trata da privatização da Eletrobras recebeu 570 emendas de deputados federais e senadores. A maioria quer deixar o nome na história.

É assim…

Presidente e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ganham entre 74 mil e 80 mil reais por mês. Somam-se outros benefícios. Entre eles, 1 mil e 800 reais de auxílio refeição. É claro que não precisam, mas como ninguém reclama, deixam como está.

Desequilibrou

A Petrobras aplica hoje o quinto aumento no preço da gasolina e do diesel este ano. Como se estivesse jorrando dinheiro do bolso dos consumidores…

Difícil recuperação

O jornal El País, de Madrid, publicou ontem reportagem com o título A crise perpétua da Argentina. O trecho inicial: “Há um século era um dos países mais ricos do mundo. Desde então, experimentou inflação anual média de 105 por cento e precisou mudar cinco vezes de moeda. A partir de 1980 suspendeu cinco vezes os pagamentos de sua dívida externa. Nenhum país no mundo iguala essa marca de calote. Hoje, é o principal devedor do Fundo Monetário Internacional e sofre uma das contrações mais graves do continente pela pandemia.”

Por baixo da ponte correu muita corrupção…

Sem pôr panos quentes

Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês, foi condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. A sentença foi dada em um caso de suborno a um juiz em troca de informação privilegiada sobre investigação da sua campanha presidencial.

Falta um espanador

Do economista e escritor norte americano John Galbraith: “Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.”

Compartilhe essa notícia: