Começando mal

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 chegou ao Congresso Nacional esta semana com projeções do governo federal. Uma delas: o rombo nas contas públicas não ficará abaixo de 170 bilhões de reais. Como o endividamento não é contido, a conta seguirá subindo. Para rolar o que deve, o governo federal já pagou, só de juros desde 1º de janeiro, 124 bilhões e 282 milhões de reais.

Esqueceram

Punições para os que furaram as filas da vacinação chegaram a ser anunciadas por algumas autoridades. Não passaram da conversa. Consagra-se mais uma vez o ditado da época do Império no País: farinha pouca, meu pirão primeiro.

Facilidade

Em 2010, Eurípedes de Macedo Júnior, vereador de Planaltina, município com 90 mil habitantes no Estado de Goiás, fundou o Pros (Partido Republicano da Ordem Social). Obteve o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral após reunir 515 mil e 881 assinaturas de apoio no País. Atualmente, conta com 41 prefeitos, 11 deputados federais e 23 estaduais.

Dificuldade

Persistem dúvidas em meio a várias versões sobre o fato de o Partido Aliança pelo Brasil não ter tido andamento. Lançado a 21 de novembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, a expectativa era de que somaria com facilidade as 500 mil assinaturas exigidas por lei. O número escolhido foi o 38. Bolsonaro comentou com repórteres: “Acho que é um bom número, não é? Tinha poucas opções e 38 é um número fácil de gravar.”

Propósitos

O site do Aliança pelo Brasil na Internet continua disponível para o recebimento de filiações. Conteúdo da página inicial: “Com base na verdade, na transparência, na ética e sob a liderança de Jair Bolsonaro, vamos construir juntos, com coragem e patriotismo, um movimento que marcará para sempre a política nacional e será uma trincheira na defesa dos valores judaico-cristãos, da soberania nacional, da democracia e do empreendedorismo como mola propulsora da nossa economia.”

Há indícios de que Bolsonaro voltará para o PSL.

Competição de serviços

A Câmara dos Deputados aprovou terça-feira, por 280 votos a 165, o regime de urgência para o projeto de lei 591/21, que autoriza a exploração dos serviços postais pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje em regime de monopólio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Mapa da insegurança

Notícia publicada por jornais norte-americanos: não é seguro viajar para o Brasil, nem para 80 por cento dos países do mundo, de acordo com o governo dos Estados Unidos. As autoridades enxergam “um risco sem precedentes durante a pandemia”. O mesmo pode ser dito em relação aos que pretendem voar para a terra de Tio Sam.

Também se descuidaram

Pesquisadores do Laboratório Nacional Brookhaven e da Universidade de Illinois constataram que o estado de imunidade chegou a ocorrer durante o início da pandemia nos Estados Unidos. Porém, conforme as pessoas foram deixando de se isolar e aderir às medidas de prevenção, novas ondas e surtos da doença surgiram.

Chega a assustar

O secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, revelou, terça-feira à noite, o que muitos escondiam: a Prefeitura tem entre 8 e 10 mil imóveis de sua propriedade. Mais 1 mil veículos próprios e locados. Os levantamentos começaram em janeiro. Quando forem concluídos, haverá a venda de prédios e forte redução da frota.

A declaração foi feita no programa Cruzando as Conversas, da RDC TV, apresentado por Guilherme Macalossi.

Excelente exemplo para as demais prefeituras interessadas em administrar com transparência.

Compartilhe essa notícia: