Disparada

Até 1996, o Brasil tinha carga tributária compatível com a média mundial: 26 por cento em relação ao Produto Nacional Bruto (PIB). Foi aumentando até atingir 32 por cento em 2001. Atualmente, é de 35 por cento. O governo federal arrecada e consome quase 65 por cento do total dos impostos recolhidos no país. Exagero inexplicável.

Números dizem tudo

A carga tributária sobre o PIB no Brasil é incompatível. O Chile fica em 21 por cento; México: 20 por cento; Paraguai: 12 por cento; Singapura: 14 por cento; Estados Unidos: 27 por cento.

Não passa de reprise

“Nas próximas semanas, o governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional alguns projetos que fazem parte do ajuste de emergência e outros que pretendem dotar o Estado de instrumentos institucionais que coíbam o descontrole fiscal, como a reforma tributária.”

A notícia tem se repetido desde o começo da década de 1990 e fica no meio do caminho.

A maioria quer

Ontem, pela segunda vez, houve cancelamento da reunião para instalar a Comissão Mista de Orçamento da União, que terá 10 senadores e 20 deputados federais. É intensa a disputa para conseguir uma vaga. Poder influir na destinação de 1 trilhão e 560 bilhões de reais vira atração sem igual.

Despertou

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, segunda-feira à noite, pediu união para retomar a votação da agenda de reformas e afirmou que vai dar urgência à regulamentação do teto de gastos públicos. Até agora, empurrou a pauta com a barriga. Como pretende se reeleger para o comando da Câmara, precisa mostrar serviço.

Deverão descascar

A maioria dos prefeitos eleitos dará uma passadinha na feira para pegar a cesta de abacaxis.

Receita

Para os que se sentem vitimados pelo vírus do engodo e das mazelas da mistificação, os postos de vacinação estarão abertos a 15 de novembro.

Ajuda

Já se passou um ano desde a entrada em vigor da Lei da Liberdade Econômica e muitos artigos ainda precisam ser regulamentados. Há, porém, resultados visíveis:

1) O processo de abertura de empresas foi agilizado.

2) Existe o reconhecimento da boa-fé nas assinaturas. Substituindo certidões e documentos, o que pedem ao empresário agora é uma autodeclaração.

3) Prevê a figura do abuso regulatório, para impedir que o poder público edite regras que afetem a exploração da atividade econômica ou prejudiquem a concorrência.

Fronteiras definidas

Warren G. Harding, presidente dos Estados Unidos de 1921 a 1923, defendia: “Menos governo nas atividades empresariais e mais atitudes empresariais no governo”. Com exceção de pequenos períodos, deu certo.

Queda

Balanço divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo mostra: a crise provocada pelo novo coronavírus fez com que o turismo perdesse 49 mil e 900 estabelecimentos com vínculos empregatícios entre março e agosto deste ano. O saldo negativo no período equivale a 16,7 por cento do número de unidades existentes no setor, antes da pandemia.

A reabertura será lenta.

Sinal de perigo

A inflação sentida pela população de baixa renda acelerou em setembro, segundo dados divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas. É o imposto mais cruel que recai sobre os assalariados. Quando as maquininhas de remarcar preços começam a funcionar à noite, sai da frente.

Compartilhe essa notícia: