Exemplo de convivência  

O acordo da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados prevê rodízio do coordenador a cada seis meses. Giovani Cherini está há sete anos no cargo. Não porque o parlamentar exija. É o reconhecimento de seus colegas sobre o modo equilibrado e competente com que exerce a função. Agora, Cherini está decidido a não renovar o mandato. Buscará a liderança da Comissão de Ética.

Passo a passo

Cherini, atual vice-líder do governo na Câmara, foi excluído do PDT em maio de 2016, por ter votado favoravelmente ao impeachment da presidente Dilma Rousseff na sessão da Câmara de 17 de abril do mesmo ano. Filiou-se ao Partido da República, hoje Partido Liberal, e percorreu o Rio Grande do Sul, criando diretórios municipais e assinando fichas de filiados. No ano passado, o PL elegeu 10 prefeitos, 14 vice-prefeitos e 85 vereadores. Participa das administrações em mais de 100 municípios.

Questão de estilo

Depois dos desentendimentos iniciais, a carta enviada por Jair Bolsonaro a Joe Biden representa o primeiro sinal de que a ponte com os Estados Unidos será rapidamente reconstruída.

Enfim

O governo da Índia liberou novas exportações de vacinas contra a Covid-19. As remessas começam a chegar hoje ao Brasil.

Jogo de esgrima

O governador de São Paulo, João Doria, prepara mais uma estocada: irá à China negociar a compra direta da vacina sem pedir licença para Brasília.

De porta em porta

O governo da Argentina vai convidar 150 mil pessoas para a campanha de distribuição de máscaras e convencimento pró-vacina. A intenção é imunizar 85 por cento da população do país até o final deste ano.

Últimos dias para ganhar votos

Na corrida pela presidência da Câmara, o deputado federal Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, tem apoio de mais 10 partidos: PL, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, PSC, Avante, Patriota e PSL.

Levantamento do jornal O Estado de São Paulo, feito há dois dias, mostra que Lira soma boa vantagem sobre Baleia Rossi, do MDB.

Combate a privilégios

Em janeiro de 1986, o jurista Evandro de Moraes Filho, membro da comissão nomeada pelo governo federal para elaborar o anteprojeto da Constituição, defendeu a tese de que deveria constar a proibição de quaisquer isenções e vantagens fiscais e tributárias a grupos ou classes.

Trataram de eliminar

Para Evaristo, a isenção concedida por lei ordinária era ilegal e poderia ser derrubada caso alguém se dispusesse a recorrer ao Judiciário. O argumento: todos são iguais perante a lei, segundo a Constituição.

A opinião de Evaristo, expressa em uma folha de papel, deve ter caído quando a pasta foi levada de uma sala para outra do Congresso… Confrontaria demais com interesses mantidos há décadas.

Confirma-se cada vez mais

Pedro Malan, ministro da Fazenda durante o governo Fernando Henrique, costumava dizer: “No Brasil, até o passado é imprevisível.”

Quer esconder

Como se não tivesse nada mais para fazer, o prefeito de Manaus, David Almeida, proibiu a divulgação de imagens em redes sociais mostrando os locais de vacinação. O Tribunal de Contas do Estado mandou derrubar a ordem estapafúrdia.

Carinho merecido

Com o título Supermercado bom para cachorro, o Diário do Comércio de São Paulo destaca em reportagem: “Eles já conquistaram seus lugares nos restaurantes, shoppings, e agora, estão cada vez mais presentes nas listas de compras. Para os supermercados, o faturamento do setor de produtos para cachorros representa 8 por cento, de acordo com o Instituto Pet Brasil. Em 2018, estava em 6,1 por cento.

Em ascensão

Com quase 140 milhões de animais domésticos, o Brasil é hoje o segundo maior mercado do mundo no setor, com 5 por cento da fatia do faturamento global, de 124 bilhões e 600 milhões  de dólares (625 bilhões de reais), à frente de Reino Unido e Alemanha e atrás apenas dos Estados Unidos.

Compartilhe essa notícia: