Explicar ou iludir

O caixa dos municípios é a ponta final de um sistema tributário que privilegia o governo federal. Para os municípios vêm migalhas da receita total e a situação se agravou muito com a pandemia.

Candidatos a prefeituras e câmaras municipais, que não explicarem com números a viabilização de suas promessas, farão os eleitores perderem tempo.

Têm pressa

A maioria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais debate e dificulta o andamento da reforma da Previdência. Em Belo Horizonte, analistas políticos favoráveis à mudança e deputados da situação citam o Rio Grande do Sul, lembrando que, no Palácio Farroupilha, da tramitação até a aprovação não passou de um mês e cinco dias.

Parecia o contrário

A Associação Nacional de Hospitais Privados fez levantamento de informações entre 121 associados. Este ano, houve queda de 26,3 por cento no total de internações, comparando com o período de janeiro a junho de 2019. Consequência das recomendações dos órgãos responsáveis para suspensão de procedimentos e exames eletivos e também pelo receio de contaminação.  A receita caiu em torno de 60 por cento.

Sinalização da matriz

As Bolsas de Valores de todo o mundo aguardam com expectativa a divulgação, na sexta-feira, do relatório de emprego dos Estados Unidos. Será a sinalização do grau de confiança para os investidores.

Fogo cruzado

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, não enfrenta apenas o pedido de impeachment por uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde em publicidade. Ontem, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal, que investigou sua gestão, aprovou o relatório final, que será enviado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

Recomenda o indiciamento do prefeito, do secretário municipal de Relações Institucionais, Christian de Lemos, e do empresário Michel Costa, que foi diretor da Procempa e presidente do Conselho de Administração da Carris.

Aposta errada

Jornalistas folheiam as páginas dos jornais e republicam declarações de Wilson Witzel, quando concorreu ao 2º turno das eleições para o governo do Rio de Janeiro. Elas podem ilustrar almanaques do absurdo. Mesmo assim, foi o escolhido com 59,8 por cento. Vê-se agora que estava preparado para uma prática que o levará à cassação.

Força de realização

A Expointer Digital 2020, lançada ontem em uma live, será inovadora e de grande sucesso.

Não pode ficar no meio do caminho

Começa a tramitar no Senado proposta de emenda à Constituição que garante imunidade tributária a livros, jornais, periódicos e o papel destinado à impressão. A iniciativa foi de Randolfe Rodrigues, que conseguiu as 27 assinaturas mínimas para protocolar.

Precisará estar acoplada a um mecanismo que garanta e comprove o benefício para o consumidor. Caso a vantagem fique em um dos elos da cadeia de produção, de nada adiantará.

Que exemplo…

O Tribunal de Contas da União pode fechar temporariamente para balanço. O ministro Vital Rego virou réu na Justiça Federal do Paraná, ontem, em um processo ligado à Operação Lava Jato.

O impossível acontece

O município de Penha se localiza 120 quilômetros ao Norte de Florianópolis. Tornou-se conhecido por ser a Capital Nacional do Marisco e pelo Parque Temático Beto Carrero. Agora, surge outro motivo: a Câmara Municipal aprovou, sem votos contrários, projeto de lei que proíbe latidos de cães. Em caso de desobediência, multa de 23 mil reais. Em boa hora, o Executivo vetou.

Fim de Guerra

Amanhã, serão assinalados 75 anos da assinatura pelo Japão da rendição incondicional às potências aliadas, marcando o final da Segunda Guerra Mundial. O ato ocorreu a 2 de setembro de 1945, a bordo do encouraçado Missouri com a presença do ministro de Relações Exteriores do Japão, Mamoru Shigemitsu, representando o imperador Hirohito, e o general norte-americano Richard K. Sutherland.

Compartilhe essa notícia: