No reino do exagero

A taxa de juros do cartão de crédito teve a quarta alta mensal seguida no Brasil, chegando a 329 por cento ao ano em janeiro. Comparando: o México cobra 71 por cento, Estados Unidos (70 por cento), Argentina (52 por cento), Chile (41 por cento), Peru (40 por cento) e Venezuela (29 por cento) e Colômbia (28 por cento).

Querem blindagem

Em primeiro lugar, o interesse pessoal. Corre com rapidez incomum na Câmara dos Deputados o projeto de emenda constitucional que prevê novas regras para imunidade parlamentar, tornando mais difícil a prisão de deputados federais e senadores em alguns casos.

Mesma velocidade se espera para análise e votação das reformas tributária e administrativa, entre outros projetos que dormem há anos nas prateleiras.

Descaso

Deveria ser uma das tarefas prioritárias do Senado, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais o controle do que prevê o artigo 163-A da Constituição Federal: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizarão suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais, conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União, de forma a garantir a rastreabilidade, a comparabilidade e a publicidade dos dados coletados, os quais deverão ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.”

A grande maioria dos parlamentares desconhece o artigo e fica por isso mesmo…

Mudou

Com a sanção da lei complementar, publicada ontem no Diário Oficial e que garante independência, nem a caneta mais poderosa da República, a do presidente, poderá interferir no Banco Central. A discussão se arrastou por 27 anos.

Antes subordinado ao Ministério da Economia, passa a ser “autarquia de natureza especial, caracterizada pela ausência de vinculação, de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira”, explicou uma nota do Palácio do Planalto.

Perplexidade

A 26 de fevereiro do ano passado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tentou reduzir o temor da população diante da confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, registrado no dia anterior: “É uma gripe, mais uma gripe que vamos atravessar. É similar à gripe que a humanidade já superou”.

Até então, em todo o mundo, 81 mil pessoas tinham sido contaminadas e 2 mil e 700 morreram.

Um ano depois

Ontem, Mandetta declarou: “Já estamos vivendo uma megaepidemia com viés de alta. Estamos, praticamente, com números lá cima nas capitais do Nordeste. Todos tentando fazer um tipo de lockdown ou algo similar. O Rio Grande do Sul, nesta semana, vai passar por um problema de estrangulamento, que é quando não há mais leitos disponíveis em todo o Estado. A velocidade com que o vírus está se propagando é muito mais rápida que a velocidade da vacinação.”

Tanta esperança perdida

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou, no primeiro dia de reaplicação, terça-feira, 72,2 por cento de ausências entre os candidatos inscritos. Quarta, segundo dia, a porcentagem foi 72,6. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, comprovando o medo da contaminação.

Definição

A história da gestão pública comprova: radical é quem tem os dois pés firmemente plantados no ar.

Cotejo de forças

Este ano haverá eleições presidenciais no Chile, no Equador, na Nicarágua e no Peru, mais as legislativas na Argentina e no México.

Compartilhe essa notícia: