Paciência no limite

A demora no uso da vacina penaliza os brasileiros depois de o vírus ter levado vidas, liberdade, esperança, mais a saúde mental e financeira.

Radiografia de 2021

Será um ano de sacrifícios adicionais, contas mais apertadas e menos empregos do que os necessários para o crescimento.

No mundo dos sonhos

O site senado.gov.br reserva um espaço para o que denomina orçamento fácil. Diz o texto: “A maneira mais divertida de entender o orçamento público.” Reúne uma série de animações para explicar a importância e como é elaborado.

Divertida deve ser também a sensação dos parlamentares quando aprovam aumentos de tributos e desperdiçam dinheiro arrecadado na forma de impostos.

O site acrescenta: “Você vai descobrir que o país é como uma grande família.” Faltou dizer: constituída por minoria privilegiada e maioria que sustenta a festa.

Espanador na memória

Entidades da sociedade civil deveriam afixar em locais visíveis do Senado e da Câmara dos Deputados o aviso: “A reforma tributária é essencial para a produção, as exportações, o emprego e a renda do trabalhador, além da receita para o governo.”

Peso brutal

Para este ano, os números ainda não estão claros. Porém, em 2020, o Congresso Nacional aprovou o orçamento federal destinando para juros e amortizações da dívida 1 trilhão e 603 bilhões de reais. O valor representou 45 por cento dos 3 trilhões e 565 bilhões previstos como receita. Fica comprovado que continua sendo o principal entrave, implicando em cortes nos investimentos sociais. Mesmo assim, é incontrolável a corrente favorável ao aumento do endividamento.

Núcleo da resistência

Partidos de esquerda na Assembleia Legislativa criaram frente em defesa da manutenção da CEEE como estatal. Cumprem com a missão histórica, mas o rombo nas contas, provocado por sucessivas gestões, tornou a empresa inviável.

Diferença

Economistas apontam: países da Europa podem fazer lockdown porque são economias fortes, com lastro em euros, e ainda têm o apoio de instituições financeiras do continente. Quanto à América Latina, as consequências são desastrosas.

Cartada decisiva

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados se decidirá a favor de Baleia Rossi, do PMDB, que defende a volta do auxílio emergencial ou um Bolsa Família maior. Arthur Lira, do Progressistas, apoiado pelo Palácio do Planalto, faz restrições a novos benefícios.

Carrossel gira rápido demais

Seguindo o critério de rodízio, será do Progressistas o próximo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. A definição do nome ocorrerá a partir de abril. O mandato de um ano para cada partido tirou a força da instituição.

Não resolvem

Dos 5 mil e 570 municípios brasileiros, 2 mil e 700 permanecem no estágio de lixões, causando danos ambientais, emitindo gases de efeito estufa e pondo em risco a saúde pública. São dados que constam do Atlas da Destinação Final de Resíduos – Brasil 2020, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes.

Prefeituras e Câmaras Municipais preferem ficar distantes do problema. Dá muito trabalho…

Além do suportável

Com o atual modelo tributário, o setor público força a retirada de mais recursos da sociedade em um momento de forte retração econômica.

Diagnóstico correto

O economista Roberto Campos dizia em suas conferências: “Ajuste fiscal é um sistema pelo qual os governos planejam o aumento de despesas e depois o aumento de receitas, preservando o déficit.”

Alguém paga a conta

Muitos Municípios e Estados estão na disputa. Ao final do ano, serão conhecidos os vencedores do Troféu Pobres e Perdulários.

Várias condições

A frase de William Shakespeare se aplica aos recém empossados nas prefeituras: “O tempo é muito lento para os que esperam, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam.”

Resta a esperança

Algum dia, as campanhas eleitorais alcançarão um patamar em que os temas em debate vão incluir a destruição do sistema de desperdício, de demagogia e de privilégios, sustentado pelo trabalho árduo da maioria da população.

Apesar dos pesares

O índice da Bolsa de Valores de São Paulo, sexta-feira, superou a marca de 125 mil pontos, novo recorde. Imagine-se como subiria mais se o cenário fiscal do país não fosse tão frágil e o marasmo político não pusesse em dúvida o avanço de reformas no Congresso.

É um labirinto

Especialistas em Bolsas de Valores aconselham: o mercado age em bloco, como verdadeira manada, independentemente de os investidores serem principiantes ou gestores experientes e sofisticados. Ninguém consegue prever o futuro nem adivinhar os pontos máximo e mínimo das ações ou ativos financeiros. Se não precisar dos recursos, evite negociar em momentos de grande stress. A perda será quase certa.

Cada vez mais atual

“Nas coisas do poder, o melhor detergente é a luz do sol.” Frase de Louis Brandeis que viveu de 1856 a 1941 e integrou a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Preservação da vida

Hoje é o Dia Internacional do Obrigado. Mais uma oportunidade para agradecer aos heróis que se arriscam dia e noite em hospitais e postos de saúde durante a pandemia. São profissionais da Medicina, da Enfermagem, da Farmácia, da Administração, entre muitos outros setores que dão exemplos de dedicação na tarefa de tratar e curar.

Grande perigo

Nos Estados Unidos, onde o voto é facultativo, a possível reeleição de Donald Trump mobilizou 90 milhões de cidadãos, que ficariam em casa, para irem às urnas. Metade queria se livrar dele.

Por mais nove dias, Trump seguirá como detentor dos códigos que permitem disparar armas nucleares.

Compartilhe essa notícia: