Salve-se quem puder

Para os governos que não fizeram reservas durante o ano, começa a corrida em busca do dinheiro que permita saldar compromissos com servidores até 31 de dezembro. O Estado do Rio de Janeiro salta na frente com novo programa de refinanciamento de dívidas de pessoas físicas e empresas. Espera arrecadar 1 bilhão de reais. Outros Estados e municípios seguirão o modelo.

Desinteresse ou incompetência?

A quantidade de devedores de impostos tende a aumentar enquanto não for aprovada a reforma tributária que simplifique o sistema e revise a incidência de alíquotas. É tarefa profunda que governos e parlamentares têm adiado desde a década de 1980.

Mais claro é impossível

Os que têm o poder de decidir não entendem: a reforma tributária vai estimular a economia interna e se tornará relevante para o equilíbrio das contas públicas. É preciso melhorar o orçamento público, reduzindo o risco do país. Um dos efeitos: a atração de mais investimentos estrangeiros.

Subindo

A dívida do poder público brasileiro equivale a 90 por cento do Produto Interno Bruto. É uma das maiores entre países emergentes. Como não existe dinheiro de graça, o governo federal já pagou 362 bilhões e 463 milhões de reais para rolar sua dívida desde 1º de janeiro deste ano. É o registro do placar eletrônico jurometro.com.br na manhã de hoje.

Para comparar: o orçamento do Ministério da Justiça e da Segurança Pública para 2021 é de 17 bilhões e 960 milhões de reais.

Cacoete

Campanhas eleitorais costumam revelar jogadores de pôquer. Têm a capacidade de blefar e iludir eventuais parceiros.

Momento das definições

Ao final do 2º turno em 57 municípios, haverá condições de acompanhar o movimento de adesistas nas câmaras municipais, que buscarão privilégios pessoais. A população só ganha quando há uma oposição responsável. Sem impedir o prefeito de agir, compromete-se com o interesse público.

Na lista do atraso

Fracassou o sistema de ensino a distância no Brasil. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico fez levantamento incluindo 79 países. Conclusão: ocupamos a segunda posição entre os que têm menor quantidade de computadores por estudante.

Precisam ser mais ouvidas

As micro e pequenas empresas são 98,5 por cento das sociedades brasileiras. Contribuem com 54 por cento da renda do trabalho.

Participação crescente

O aumento do número de bancadas nas câmaras municipais se estendeu de Norte a Sul do país. Em Salvador, por exemplo, saltou de 19 para 22 partidos.

Nova chance

Bolsonaristas e petistas não tiveram espaço na festa dos vitoriosos ao final do 1º turno. Domingo, vão apostar tudo na reversão.

Questão prioritária

O Brasil gasta por ano mais de 609 bilhões de reais com saúde, o que representa 9,3 por cento do Produto Interno Bruto. O setor privado é o responsável por 5,4 por cento, enquanto que a despesa pública responde por 3,9 por cento. Dados da Federação Brasileira de Hospitais.

Nada mudou

“É um país muito duro para quem está no poder, porque o governante tem de ser capaz de dizer não a demandas que muitas vezes são justas. Acontece que não há recursos para atendê-las”.

Declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na última semana de novembro de 2000. Pode ser repetida agora por Jair Bolsonaro.

Absurdo

Jornal El Pais, de Madri:

“No domingo, 29 venezuelanos detidos na costa de Chatham Beach, em Trinidad e Tobago, foram colocados em dois barcos e deportados para a Venezuela. Entre eles estavam 16 crianças, uma delas de quatro meses, sem os pais. Seus familiares passaram quase dois dias sem saber seu paradeiro, até chegarem à Venezuela, a uma ilhota de um canal do Orinoco, na costa do Delta Amacuro, no leste do país. Horas depois, por uma ordem da Suprema Corte de Trinidad e Tobago, emitida antes da deportação, foram embarcados de novo para o arquipélago, onde seus familiares tinham permanecido. Ainda esperam para saber em que situação jurídica ficarão.”

No “mundo, vasto mundo”, expressão do poeta Carlos Drummond de Andrade, não há lugar para todos viverem.

Compartilhe essa notícia: