Manchetes de ontem desenharam cenário cada vez mais preocupante.

Correio Braziliense: “Bolsonaro acusa STF de ação ilegal e faz ameaças”

O Estado de São Paulo: “STF passa a investigar Bolsonaro por fake news antidemocráticas”

O Globo: “Ministro Moraes inclui Bolsonaro no inquérito das fakes News”

Folha de São Paulo: “Bolsonaro diz que pode usar armas fora da Constituição”

A manchete que ainda está faltando:

“Surge alguém para assumir a função de mediador”

Prato quebrados

Na madrugada de 14 de julho, a reunião entre os chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi suspensa porque o presidente Jair Bolsonaro teve de ser internado em hospital. Curou-se e os problemas políticos continuaram. Ontem, o ministro Fux, presidente do STF, anunciou que o encontro não mais se realizará. Má notícia.

Iniciativa exitosa

A campanha Valores que Ficam, realizada pela Assembleia Legislativa, arrecadou este ano R$ 22,5 milhões em deduções do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso. O aumento em relação a 2020 atingiu 27,85 por cento. Os recursos foram repassados para os mais de 300 municípios gaúchos. O presidente Gabriel Souza fez o anúncio no final de quarta-feira. O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos. Realizada entre março e maio, buscou incentivar os contribuintes a doarem até 6 por cento do Imposto de Renda devido para causas sociais.

          Foi o terceiro ano da campanha, que se iniciou na gestão do presidente Luís Augusto Lara.

Ruim para os endividados

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, no final da tarde de quarta-feira, acelerou o ritmo de alta e a taxa básica de juros passou para 5,25 por cento.

Na entrevista a O Estado de São Paulo, o economista Luís Eduardo Assis, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, disse: “Os juros mais altos tendem a prejudicar as famílias mais endividadas e a falta de um plano econômico do governo prejudica ainda mais a situação.”

 

Tem mais

Com a alteração da taxa de juros, a conta do governo federal para rolar a sua dívida também vai subir. Hoje pela manhã, o placar eletrônico jurometro.com.br, que começou a correr a 1º de janeiro deste ano, registrava 193 bilhões e 5550 milhões de reais.

Nova tentativa

Prefeitos vão sugerir à nova direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul a realização de campanha para contenção de despesas. O slogan está escolhido: “O gasto que cabe no bolso. No seu e no nosso.” Apresentada há oito anos, naufragou.

Entram na pista

Candidatos às eleições do próximo ano começam a se preparar. A primeira aula foi sobre como tirar benefícios da escassez. A segunda vai girar em torno de uma frase de Napoleão: “É preciso planejar a imprevisibilidade.

Condição que ajuda

        Nunca é demais recordar o escritor irlandês Arthur Joyce Cary. Viveu de 1888 a 1957 e costumava dizer com forte dose de razão: “O único bom governo é um governo tremendamente assustado”. Pelo menos em relação ao controle do caixa.

Chegando ao Sul

Em outubro vai se realizar a 17ª Rodada do leilão da Agência Nacional de Petróleo para dezenas de blocos de exploração no litoral de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul está no mapa de possíveis reservas. Será assunto para o começo de 2022. Sonhar com valiosos royalties não custa nada…

Contra notícias falsas

Tramitam de forma conjunta, na Assembleia Legislativa, projetos de lei da deputada Juliana Brizola e do deputado Mateus Wesp, que fixam multa aos que divulgarem, por meio eletrônico, notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias.

Na maioria das vezes, é difícil localizar os autores, mas vale a tentativa, buscando inibir ações que prejudicam a população e se tornam criminosas.

O que é necessário

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com 185 lugares para deputados e assessores, deixou o tradicional Palácio Tiradentes e se transferiu para a antiga sede do Banco do Estado. A galeria tem capacidade para 120 pessoas. Que mude também a postura de seus integrantes. Nos últimos anos, tiveram frequência demasiada nas páginas policiais.

Compartilhe essa notícia: