Quando falamos em sobrecarga de atividades, na verdade não há como se ter mais tempo, sendo que nosso dia tem apenas 24 horas. O que vai fazer a diferença é como a pessoa organiza o tempo e a rotina de forma que se faça o que precisa ser feito.

Inicialmente, pensando que estando em casa, teríamos mais tempo, mas pelo contrário, na maioria dos casos, tivemos um aumento de atividades na nossa rotina. Muitas mulheres vêm sofrendo sobrecarga de atividades pelo excesso de papéis que exercem.

Ainda existe uma naturalização de que o trabalho doméstico é papel exclusivo da mulher. E em muitos casos, ela se vê desta forma. Pesquisas mostram que as mulheres têm mais horas de serviços domésticos do que os homens.

Ser multitarefas é percebida como habilidade feminina e as mulheres até se orgulham disso, assumindo o posto de que é preciso fazer tudo ao mesmo tempo. Para que se tenha um melhor aproveitamento do tempo, temos que tentar relaxar e organizar nossas rotinas.

Conforme a coach de alta performance, Jurema Goetz, o ideal é limpar a mente e descarregar todo o peso de energia do que é necessário fazer no dia. Devem ser analisadas as prioridades da lista, distribuir as atividades definindo uma meta por semana.

Procurar planejar a semana sempre com dia e horário determinado. Como por exemplo em um domingo à noite. O home office pode favorecer o excesso de serviços, se limites não forem impostos.

As trabalhadoras que têm filhos pequenos, precisam conversar com seus gestores, explicando a situação e pedindo compreensão se for necessário. A sobrecarga de responsabilidades pode gerar a culpa por não dar conta de tudo.

É importante focar naquilo que você consegue controlar, e cuidar com o perfeccionismo. Tudo em excesso, provoca o desiquilíbrio. Importante ter tranquilidade e organização na hora de pensar nas tarefas.

Compartilhe essa notícia: