Para responder a esta pergunta nós precisamos primeiro saber o que é liderança?

Na minha percepção, liderar é influenciar pessoas e inspirá-las de forma que elas alcancem resultados acima do que elas conseguiriam sozinhas.

  • É saber lidar com as diferenças individuais
  • É saber praticar a arte do possível
  • É ouvir querendo compreender as pessoas

A partir do meu conceito de liderança posso afirmar que nem todo gestor ou gestora é um líder.

Inclusive posso assegurar que a boa parte dos gestores não lideram e para reforçar o meu posicionamento, sugiro que você que está me prestigiando na leitura desse texto, faça uma breve reflexão acerca da sua carreira profissional. 

Quantos gestores já fizeram parte da sua jornada profissional? De todos esses que você acabou de lembrar-se, pense o seguinte: quanto deles você pode eleger como líderes? Quantos deles são, no seu entendimento, pessoas que potencializaram a sua forma de agir e pensar; que qualificaram o seu profissionalismo e que trouxeram para sua carreira, mais entusiasmo, comprometimento e autoconfiança?

Da sua lista de gestores você consegue listar 5 exemplos de líderes? Se sim, você é uma pessoa afortunada, porque em regra os exemplos não enchem uma única mão e no meu entender, essa confusão acontece porque no nosso país ainda está muito entrelaçado o conceito de gestão e liderança, como se fosse uma única coisa.

Antes que você possa se questionar sobre quem é ou não é um líder, saiba que a função de liderar pode ser atribuída a qualquer pessoa que se destaque, que motive e sirva de exemplo positivo para os demais membros da equipe.

Para isso, uso uma frase que criei e falo como um Mantra, que é a seguinte:

 

Liderança não é um cargo, é postura de vida.

Agora, se você quiser identificar no seu gestor ou gestora características e habilidades presentes em Líderes, passo a indicar algumas delas para ajudar na sua reflexão:

  1. Os verdadeiros líderes se esforçam para ouvir e compreender as outras pessoas, por mais que elas pensem diferente deles e mais, eles buscam compor suas equipes com perfis diferentes justamente para que haja a complementariedade e a valorização da diferença para a melhor construção do conhecimento. 

Embora no primeiro momento isso possa parecer fácil, no exercício da liderança esta habilidade será valiosa, porque em regra, as pessoas nos escutam querendo nos retrucar e não compreender a nossa verdade.

Quando ouvimos querendo compreender as pessoas, abrimos um portal para o entendimento, para a inclusão, diversidade de ideais, para o aprendizado e para o fortalecimento da relação de confiança. 

 

       2. Outra competência que considero relevante para nos tornarmos líderes, diz respeito a nossa ética, que precisa ser bem alicerçada, para podermos agir com honestidade e transparência para com os nossos liderados. Lembrando que a verdade nos salva, mesmo quando no primeiro momento ela possa nos parecer dura demais. 

 

      3. É importantíssimo que a pessoa acredite naquilo que está fazendo e que tenha paixão pelo propósito do seu trabalho. E só quem já teve o privilégio de conviver com lideranças apaixonadas, sabem o quando este sentimento nos mobiliza a fazer mais e melhor.

 

       4. Outra característica que nos tempos atuais, passou a ser de grandessíssima relevância é a nossa humildade intelectual. Saber que somos a partir da pandemia, adultos inéditos, que sempre aprenderá com a sua equipe é decisivo, porque estamos reaprendo a fazer o que fazíamos antes da pandemia de forma diferente e isso pode afetar sensivelmente o ego das pessoas que estejam em cargos de gestão. Assegure-se com a mente de Aprendiz.

 

       5. Manter a mente aberta e receptiva às novas ideias, para se reciclar, para se desapegar daquilo que não mais importa e para reaprender. Tomando o cuidado de não se cristalizar no tempo, porque podemos nos tornar obsoletos num piscar de olhos.

 

       6. Ser o exemplo em tudo que fizer, lembrando que o cerne da liderança é o exemplo, que educa, impulsiona e mobiliza. O nosso exemplo arrasta para o melhor caminho, quem eventualmente ainda está em dúvida de como construir sua jornada de carreira.

 

       7. O líder ou a Líder pratica a delegação, ensina, qualifica e se realiza com o desenvolvimento contínuo da sua equipe. Ver e acompanhar a excelência dos talentos que trabalham conosco é uma dádiva que só o profissionalismo pode oportunizar e como é engrandecedor saber que contribuímos com o pensar e o agir de profissionais que fizeram parte da nossa equipe e que estão alçando novos voos.

 

Viu? Nada nos impede de liderar e o mais espacial da liderança é que nós podemos praticá-la desde cedo, desde quando ainda nem temos um cargo de gestão ou sabemos o rumo que daremos na nossa carreira.

A liderança começa em nós! Aja!   

 

 *Por Jo Lima
Publicado em 17 de agosto de 2021

 

…………………………………………………………………………………………

CONVITE

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

—– Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

…………………………………………………………………………………………

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa

 

Compartilhe essa notícia: