| Alice Ros |

 

Faltando um dia para o encerramento das convenções (16), os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre precisam lidar com um novo desafio: centralizar o discurso da campanha nas mídias sociais.

Se antes as plataformas digitais já mostravam força, agora, em meio à pandemia, serão decisivas para o resultado das votações. Com as limitações impostas pela Covid-19, o contato com eleitores será mais restrito, o que exigirá dedicação dos concorrentes ao construir uma estratégia.

Na percepção de Zeca Honorato, publicitário e consultor em marketing político, as eleições de 2020 exigem reinvenção. Após 15 anos de atuação na área, o especialista defende que o fator emocional ainda é decisivo para a escolha dos eleitores. “Importante levar em consideração que a estratégia de comunicação nunca foi tão importante. O desinteresse do eleitor nessa eleição é maior do que o normal. A gente tem visto em pesquisas qualitativas que o eleitor nos diz claramente que não gostaria que tivesse eleições”, afirmou em entrevista ao Portal RDC (14).

Honorato também aposta em “alternativas consistentes” para que os candidatos estejam mais conectados com o público. Para o publicitário, o envio de mensagem de textos, por exemplo, já não tem mais efeito persuasivo. Nesta fase, a criação de conteúdo será peça-chave para a aprovação. “A gente tem a presença massiva de todos os candidatos na internet, todos têm acesso a uma rede social. Vamos ter uma presença constante”, projetou.”Será preciso reinventar o presencial e entender as limitações que o momento pede”.

As eleições municipais devem ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro, com primeiro e segundo turno, respectivamente. Comícios e o uso de aparelhos de som poderão operar de 27 de setembro a 12 de novembro, entre 8h e a meia-noite. A realização do comício de encerramento da campanha tem autorização para seguir até às 2h.

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