O governo do Rio Grande do Sul deve manter o mapa de distanciamento controlado classificado em bandeira preta por mais uma semana. A medida, que sinaliza risco altíssimo de contaminação pela Covid-19, foi adotada na semana passada. Com a decisão, nenhum dos 497 municípios gaúchos podem adotar protocolos mais brandos, como os da bandeira vermelha. 

O governador Eduardo Leite (PSDB) está em reunião com o Gabinete de Crise desde às 09h. O encontro deve durar até 12h. Serão analisados dados sobre o avanço do vírus no Estado e quais serão as próximas estratégias adotadas para frear a Covid-19.

A possibilidade de manutenção da bandeira preta pode ser explicada pelo alto índice de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) na última semana. Quando o governo estadual suspendeu o sistema de cogestão e oficializou a totalidade da bandeira preta, válida até domingo (07), o índice era de 91,9%. 

Nesta quinta-feira (04), a taxa de ocupação em leitos de UTI em geral é de 100,6%, com 2.960 pacientes internados para 2.942 leitos de UTI.

Compartilhe essa notícia: