| Alice Ros |

Pela primeira vez com regiões classificadas em bandeira preta, o 32ª mapa preliminar do Distanciamento Controlado recebeu cinco pedidos de reconsideração, até às 06h de domingo (13). De acordo com a versão preliminar, divulgada na sexta-feira (11), as regiões de Bagé e Pelotas apresentam risco epidemiológico altíssimo.

Dezoito regiões estão em bandeira vermelha (risco alto). Apenas Cruz Alta recebeu classificação de bandeira laranja (risco médio). Os recursos serão analisados pelo Gabinete de Crise e divulgados nesta segunda-feira (14). A classificação final passa a valer a partir de terça (15).

Caso os recursos sejam aceitos, as regiões poderão adotar medidas mais brandas. O sistema de cogestão do Distanciamento Controlado, em que os municípios podem estabelecer as próprias restrições, segue suspenso até esta segunda. A manutenção da suspensão ou novas medidas serão anunciadas com o mapa definitivo.

A bandeira preta não significa lockdown, mas impõe restrição máxima prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado. A classificação indica que tanto a capacidade hospitalar como o contágio por Covid-19 estão em estado crítico. Em caso de permanência da bandeira, o governo do Estado deve restringir o comércio não essencial e determinar medidas mais severas para transporte público, educação, comércio atacadista, indústria, feiras e restaurantes.

O governador Eduardo Leite (PSDB) fará uma nova live hoje, às 17h, na qual anunciará o novo decreto estadual para conter o avanço da pandemia. O decreto em vigência termina hoje.

Compartilhe essa notícia: