| Lívia Rossa |

Representantes de bares e restaurantes reuniram-se, nesta quinta-feira (24), com o prefeito Nelson Marchezan e outros setores da Prefeitura para discutir a situação dos estabelecimentos na Capital gaúcha. Após decreto, válido desde o dia 18 de setembro, que estendeu o horário de funcionamento até às 23h, agora, entidades pedem que os domingos também sejam liberados para as atividades. A alegação é que o dia apresentaria, em situação normal, o maior índice de faturamento.

O Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Irio Piva, expôs interesse em organizar as atividades econômicas. Piva também sugeriu que, ao invés de priorizar somente a ampliação dos horários, também fossem liberados outros setores como os cinemas. “Se os cinemas fossem liberados, isso poderia trazer movimento para os shoppings no fim da tarde, que é um horário que ainda possui baixa circulação de pessoas”.

Segundo a Presidente Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Maria Fernanda Tartoni, com a abertura atual, os restaurantes não estão atingindo o limite máximo de ocupação, de 50%. Para isso, a presidente acredita que o domingo poderia contribuir para alcançar, ao menos, um “ponto de equilíbrio”. O turno da noite também foi uma das possibilidades consideradas pela representante da Abrasel. “Abrir domingo poderia nos ajudar muito sem trazer o prejuízo da aglomeração. Estamos tentando abrir uma corrente de colaboração [entre as entidades], mas a população também precisa ajudar”, afirmou.

As aglomerações também foram abordadas pelo representante da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa (ACCB), Moacir Biasibetti. O bairro foi um dos que mais apresentou junção de pessoas nas ruas. Como motivo dessa situação, Biasibetti atribuiu a responsabilidade ao sistema “take-away”, o sistema pegue e leve, solicitando à Marchezan que revise, junto do Comitê de Crise, esse tipo de serviço. Ele elogiou, no entanto, o aumento do horário para bares e restaurantes à noite. “O balanço foi positivo”, disse, acrescentando também que o domingo seria um importante dia de faturamento para comércio.

Créditos Imagem: Luciano Lanes / PMPA/ Divulgação

Compartilhe essa notícia: