Nesta segunda-feira (10), chega ao Estado o segundo lote de vacinas da Pfizer. O pouso da aeronave que trará os imunizantes está previsto para às 19h45. Chegarão a Porto Alegre 69.030 unidades, sendo que 35.837 serão utilizadas de forma imediata. As 33.193 doses restantes serão armazenadas em superfreezers da UFRGS e da PUCRS até a próxima distribuição.

Esse lote será utilizado para avançar a imunização do grupo das comorbidades. Neste primeiro momento, os imunizantes serão utilizados apenas em Porto Alegre, assim como a primeira remessa de vacinas desse laboratório. As vacinas ficam na capital por questões de logística e armazenamento porque precisam ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80°C.

No próximo mês, devem chegar lotes da Pfizer para distribuição ao interior do Estado. A Secretaria da Saúde (SES), em parceria com outros órgãos do governo do Estado, realiza tratativas com universidades para o auxílio no armazenamento em superfreezers.

 

Coronavac

 

A nova remessa da vacina Coronavac que chegou ao RS na manhã de sábado (8/5) será distribuída nesta segunda (10). Representantes das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e de municípios próximos à capital poderão retirar os lotes a partir das 9h na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

A remessa total, com 63.600 doses, será destinada à aplicação da segunda dose (D2) em pessoas que já estão com o prazo de aplicação vencido.

 

Oxford/Astrazeneca

 

As 243.400 doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao RS na quinta-feira (6/5) foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: