| Leandro Zanotto |

TV Bom dia

Dois filhotes de Puma que foram resgatados pela Brigada Militar de Vacaria, nos campos de cima da serra, na tarde do último sábado (15), serão cuidados pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF).

Os felinos estavam as margens da BR-285 e foram encontrados por moradores que avisaram a polícia. A suspeita é que um veículo tenha deixado os animais na estrada.

De acordo com a coordenadora do grupo que cuidará dos filhotes a médica veterinária, Michelli de Ataide, a dupla de pumas são um casal e tem um bom estado de saúde. “Ainda não temos uma previsão de retorno destes animais para a natureza. No momento, vamos focar em diminuir o estresse deles, posteriormente os cuidados serão com alimentação, higiene e vacinas”, destaca.

Puma

O Puma também é conhecido como onça parda, suçuarana ou leão-baio. O puma concolor é o segundo maior felino do continente americano, atrás da onça pintada. Pode pesar até 75 kg e medir mais de dois metros de comprimento, conforme a Sema.

Em 2017 um Puma adulto foi flagrado por pesquisadores na mesma região em que os filhotes foram encontrados o Parque Estadual do Ibitiriá em Vacaria. Segundo eles o animal é nativo da região, mas é considerado ameaçado de extinção.

Fotos: Brigada Militar / UPF

Compartilhe essa notícia: