“Além da Liberdade” conta a trajetória do psiquiatra austríaco Viktor Frankl. Foto: Lumine/divulgação

Lançado no último domingo (26), o filme “Além da liberdade” conta a trajetória do psiquiatra austríaco Viktor Frankl e de seu legado em favor da vida. O longa metragem é uma parceria entre a plataforma de streaming Lumine e o instituto Em Rota.

Prisioneiro de quatro campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial (1933-1945), o psiquiatra austríaco Viktor Frankl se consolidou mundialmente por seu testemunho em defesa da vida e da liberdade humana, independente de seus sofrimentos, obstáculos ou dificuldades que se apresentem.

Procurando resgatar detalhes da trajetória dessa personalidade que marcou a história no século 20, a equipe de produção percorreu os cinco países que moldaram a biografia do pai da Logoterapia: República Tcheca, Argentina, Áustria, Polônia e Alemanha, destacando os locais onde Frankl esteve confinado. Entre as pessoas que prestaram depoimento para compor o filme, estiveram a esposa do psiquiatra, Elly Frankl, e a aluna Elizabeth Lucas.

O fundador da Lumine, Matheus Bazzo, relatou que a essência da plataforma é produzir histórias inspiradoras. “Esse lançamento tem uma conexão muito forte com nossa razão de ser. Há quatro anos, existimos para contar histórias que precisam ser contadas e que têm a capacidade de iluminar as pessoas, inspirando valores universais. A vida heroica de Frankl, por tudo que ele passou e tudo que nos ensinou a partir dessas vivências, é um farol”, pontuou Bazzo.

Foco na experiência real

O filme tem 1h30min de duração e conta com guias os professores e psicólogos Luis Enrique Paulino Carmelo e Claudio García Pintos, que atualmente são referências no estudo da obra do psiquiatra austríaco. “Há 10 anos eu estudo a Logoterapia e trabalho com ela na clínica. Já tem algum tempo que eu queria conhecer um pouco da vida de Viktor Frankl in loco”, revela Carmelo, que teve a ideia de produzir o longa e procurou a Lumine para concretizar o projeto.

Para a realização do filme, foram visitados os campos de concentração Auschwitz, Dachau e Terezin. De acordo com os diretores, os registros foram capturados para simular uma experiência de como seria estar nesses lugares, proporcionando uma experiência em primeira pessoa, contando com uma série de recursos audiovisuais, como sons de uma guerra.

Sobre Viktor Frankl

Nascido em Viena (Áustria), em 1905, Frankl foi perseguido e teve quase toda sua família morta pelos nazistas. No tempo em que esteve preso nos campos de concentração, presenciou o que de pior a humanidade é capaz, mas soube ressignificar sua experiência ao perceber a grandeza de espírito das pessoas que conseguiram superar as circunstâncias das dificuldades.

Após a guerra, dedicou anos de estudo voltado para essa temática. A partir de suas descobertas, fundou uma escola de psicoterapia chamada Logoterapia e escreveu livros que se tornaram best-sellers.

O psiquiatra austríaco é considerado o maior cientista de condecorações do século 20, recebendo 30 títulos de Doutor Honoris Causa.

O longa-metragem dirigido por Gustavo Leite e Julia Sondermann, “Além da liberdade” está disponível para assinantes na plataforma da Lumine e também de forma gratuita no canal do Youtube.

Compartilhe essa notícia: