| Alice Ros |

O governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo aos prefeitos e à população após anunciar, na quinta-feira (25), que o Rio Grande do Sul terá classificação integral em bandeira preta a partir de sábado (27). A decisão é válida para todos os municípios gaúchos até o próximo domingo (07). 

Em publicação nas redes sociais, Leite disse que os prefeitos precisam ter unidade para enfrentar o vírus. O governador afirmou que respeita a decisão dos gestores municipais, mas ressaltou que “não é um decreto que resolve a altíssima taxa de contágio, e sim a efetiva adesão da população”.

Leite também alegou que não vai se eximir das decisões tomadas. Com o novo decreto, o governador espera que a população tome consciência sobre a gravidade do vírus e mantenha os protocolos de distanciamento social. “Não basta assinarmos esse decreto se não houver a consciência de todos. Por isso eu digo ao povo e aos empresários: não é hora de confronto ou conflitos. Precisamos puxar numa mesma direção”, disse. 

Em relação à expansão de leitos de UTI, Leite disse que “não tem como expandir muito mais os leitos. Até porque 60% das pessoas que vão para uma UTI infelizmente não sobrevivem. Leito não é a garantia de não perder a vida”. Ele alegou, ainda, que o momento é crítico.

De acordo com a última atualização do governo do Estado, o Rio Grande do Sul registra 624.829 pessoas contaminadas com o vírus e 12.149 óbitos. A taxa de ocupação em leitos de UTI em geral é de 93,8% (2.538 pacientes em 2.707 leitos de UTI).

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: